Salário para o cargo de Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira
CBO 1227-50 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira

Um Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.650,07 e R$ 39.385,42, com a média salarial de R$ 10.316,55 e o salário mediana em R$ 4.243,80 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.316,55 123.798,65 2.579,14 48,55
1º Quartil 2.650,07 31.800,84 662,52 12,47
Salário Mediana 4.243,80 50.925,60 1.060,95 19,97
3º Quartil 30.037,00 360.444,00 7.509,25 141,35
Teto Salarial 39.385,42 472.624,99 9.846,35 185,34


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • definir políticas e diretrizes;
  • dirigir equipes;
  • participar de comitês de decisão;
  • aprovar operações financeiras;
  • controlar operações financeiras;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;

  • Atividades

    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • adequar captação com aplicação;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • orientar equipes;
    • cumprir normas e legislação;
    • identificar segmentos de mercado;
    • avaliar riscos das operações;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • avaliar propostas de crédito;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • recomendar ações de marketing;
    • dispensar gerentes;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • representar a instituição em fóruns;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • definir segmentos de mercado;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • divulgar metas;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • demonstrar fluência verbal;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • apontar deficiências;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • assegurar segregação de funções;
    • decidir tipos de garantias;
    • demonstrar segurança;
    • garantir consistência dos ratings;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • fixar metas;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • participar de seminários e eventos;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • exercer liderança;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • corrigir desvios;
    • demonstrar disciplina;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • orientar mitigação de riscos;
    • identificar principais áreas de risco;
    • analisar relatórios de tendências;
    • monitorar créditos concedidos;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • homologar novos produtos;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • demonstrar comprometimento;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar relatórios;
    • ministrar palestras;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • promover pessoal;
    • programar preparação da equipe;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • identificar conflitos de interesses;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • visitar clientes;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • classificar níveis de riscos;
    • precificar produtos e serviços;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • determinar público alvo;
    • definir características de garantias contratuais;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • homologar rotinas operacionais;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • decidir taxas;
    • tomar decisões;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • treinar equipes;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • propor treinamento de pessoal;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • transferir pessoal;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • consultar meios de comunicação;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • conduzir reuniões;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • conceder bonificações;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;


    Setores que mais contratam Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Serviços advocatícios
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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