Salário para o cargo de Diretor de produtos bancários
CBO 1227-10 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de produtos bancários - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de produtos bancários

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de comitês de decisão;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • comunicar-se;
  • definir políticas e diretrizes;
  • desenvolver produtos e serviços;

Atividades

  • recomendar ações de marketing;
  • antecipar-se às tendências de mercado;
  • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • definir políticas de captação de recursos;
  • participar de seminários e eventos;
  • desenvolver programas para área governamental;
  • implementar sistema pós-venda interno;
  • precificar produtos e serviços;
  • homologar novos produtos;
  • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
  • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
  • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
  • obter aprovação de produtos e serviços;
  • demonstrar agilidade;
  • cumprir normas e legislação;
  • demonstrar criatividade;
  • representar a instituição em fóruns;
  • demonstrar sensibilidade a riscos;
  • consultar meios de comunicação;
  • adaptar-se a situações adversas;
  • determinar público alvo;
  • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
  • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
  • preparar relatórios;
  • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
  • exercer liderança;
  • homologar rotinas operacionais;
  • ministrar palestras;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar habilidade de negociação;
  • conduzir reuniões;
  • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
  • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
  • demonstrar poder de persuasão;
  • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
  • definir necessidades de novos produtos;
  • demonstrar fluência verbal;
  • tomar decisões;
  • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
  • analisar relatórios de tendências;
  • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
  • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
  • divulgar metas;
  • pesquisar nichos de mercado;
  • propor treinamento de pessoal;
  • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
  • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
  • demonstrar comprometimento;
  • divulgar decisões dos comitês;
  • monitorar desempenho de produtos e serviços;
  • demonstrar transparência nas ações;
  • identificar segmentos de mercado;
  • demonstrar disciplina;
  • definir segmentos de mercado;
  • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
  • demonstrar habilidade interpessoal;


Setores que mais contratam Diretor de produtos bancários no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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