Salário para o cargo de Diretor de produtos bancários
CBO 1227-10 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de produtos bancários - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de produtos bancários

Um Diretor de produtos bancários trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 20.261,36 e R$ 82.042,19, com a média salarial de R$ 36.951,32 e o salário mediana em R$ 32.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produtos bancários

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 36.951,32 443.415,88 9.237,83 178,56
1º Quartil 20.261,36 243.136,36 5.065,34 97,91
Salário Mediana 32.400,00 388.800,00 8.100,00 156,57
3º Quartil 62.568,88 750.826,50 15.642,22 302,35
Teto Salarial 82.042,19 984.506,23 20.510,55 396,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 15.235 - 89.297 40.255,10 15.234,67 35.421,00 73.724,13 89.296,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 15.235 - 89.934 40.497,77 15.234,67 35.421,00 74.250,55 89.934,49


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de produtos bancários

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • definir políticas e diretrizes;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • aprovar operações financeiras;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • participar de comitês de decisão;
  • dirigir equipes;
  • controlar operações financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • demonstrar comprometimento;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • exercer liderança;
    • promover pessoal;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • demonstrar agilidade;
    • monitorar créditos concedidos;
    • orientar mitigação de riscos;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • avaliar riscos das operações;
    • conceder bonificações;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • programar preparação da equipe;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • definir segmentos de mercado;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • preparar relatórios;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • demonstrar disciplina;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • treinar equipes;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • garantir consistência dos ratings;
    • conduzir reuniões;
    • corrigir desvios;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • fixar metas;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • homologar novos produtos;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • ministrar palestras;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • representar a instituição em fóruns;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • decidir taxas;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • demonstrar segurança;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • adequar captação com aplicação;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • participar de seminários e eventos;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • orientar equipes;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • assegurar segregação de funções;
    • tomar decisões;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • identificar segmentos de mercado;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • transferir pessoal;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • avaliar propostas de crédito;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • dispensar gerentes;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • visitar clientes;
    • classificar níveis de riscos;
    • cumprir normas e legislação;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • apontar deficiências;
    • precificar produtos e serviços;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • propor treinamento de pessoal;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • determinar público alvo;
    • analisar relatórios de tendências;
    • divulgar metas;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • homologar rotinas operacionais;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • recomendar ações de marketing;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • demonstrar criatividade;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • avaliar desempenho;
    • decidir tipos de garantias;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • consultar meios de comunicação;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • pesquisar nichos de mercado;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • definir características de garantias contratuais;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • identificar principais áreas de risco;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • identificar conflitos de interesses;
    • demonstrar poder de persuasão;


    Setores que mais contratam Diretor de produtos bancários no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Bancos comerciais
    • Bancos múltiplos, sem carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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