Salário para o cargo de Diretor de câmbio e comércio exterior
CBO 1227-20 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de câmbio e comércio exterior

Um Diretor de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.861,50 e R$ 56.796,06, com a média salarial de R$ 23.827,64 e o salário mediana em R$ 20.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 23.827,64 285.931,64 5.956,91 115,30
1º Quartil 8.861,50 106.338,00 2.215,38 42,88
Salário Mediana 20.944,50 251.334,00 5.236,13 101,34
3º Quartil 43.315,10 519.781,24 10.828,78 209,59
Teto Salarial 56.796,06 681.552,76 14.199,02 274,82


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 17.419 - 65.794 31.829,64 17.419,36 23.870,97 54.320,00 65.794,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 11.891 - 59.264 27.720,74 11.890,68 23.870,97 48.928,94 59.264,19


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de câmbio e comércio exterior

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • dirigir equipes;
  • aprovar operações financeiras;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • definir políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de comitês de decisão;
  • controlar operações financeiras;
  • comunicar-se;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;

  • Atividades

    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • conceder bonificações;
    • demonstrar criatividade;
    • homologar novos produtos;
    • identificar segmentos de mercado;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • dispensar gerentes;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • orientar mitigação de riscos;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • cumprir normas e legislação;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • apontar deficiências;
    • demonstrar comprometimento;
    • tomar decisões;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • adequar captação com aplicação;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • programar preparação da equipe;
    • analisar relatórios de tendências;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • orientar equipes;
    • determinar público alvo;
    • propor treinamento de pessoal;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • exercer liderança;
    • participar de seminários e eventos;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • visitar clientes;
    • decidir taxas;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • decidir tipos de garantias;
    • monitorar créditos concedidos;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • avaliar riscos das operações;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • transferir pessoal;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • promover pessoal;
    • definir características de garantias contratuais;
    • precificar produtos e serviços;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • preparar relatórios;
    • corrigir desvios;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • consultar meios de comunicação;
    • demonstrar segurança;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • avaliar propostas de crédito;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • identificar conflitos de interesses;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • divulgar metas;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • recomendar ações de marketing;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • identificar principais áreas de risco;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • conduzir reuniões;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • garantir consistência dos ratings;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • assegurar segregação de funções;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • demonstrar disciplina;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • avaliar desempenho;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • classificar níveis de riscos;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • fixar metas;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • treinar equipes;
    • homologar rotinas operacionais;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • definir segmentos de mercado;
    • ministrar palestras;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • representar a instituição em fóruns;


    Setores que mais contratam Diretor de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
    • Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates
    • Bancos múltiplos, sem carteira comercial
    • Corretoras de câmbio
    • Fabricação de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação
    • Organização logística do transporte de carga
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de material elétrico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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