Salário para o cargo de Diretor de compliance
CBO 1227-25 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de compliance - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de compliance

Um Diretor de compliance trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.842,72 e R$ 42.653,42, com a média salarial de R$ 13.033,22 e o salário mediana em R$ 7.902,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de compliance

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.033,22 156.398,67 3.258,31 62,71
1º Quartil 2.842,72 34.112,59 710,68 13,68
Salário Mediana 7.902,40 94.828,80 1.975,60 38,02
3º Quartil 32.529,32 390.351,82 8.132,33 156,51
Teto Salarial 42.653,42 511.841,02 10.663,35 205,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.111 - 47.398 16.732,88 4.111,42 11.163,60 39.132,39 47.398,33
Rio de Janeiro - RJ 3.617 - 47.805 14.619,92 3.617,31 7.902,40 39.468,25 47.805,13
Brasília - DF 2.386 - 14.981 7.943,44 2.386,08 8.664,80 12.368,25 14.980,79
Belo Horizonte - MG 1.301 - 20.755 5.409,48 1.300,86 2.500,00 17.135,11 20.754,56
Curitiba - PR 1.800 - 24.225 10.445,60 1.800,00 9.244,80 20.000,00 24.224,60
Uberlândia - MG 1.568 - 13.324 5.691,94 1.567,50 5.300,00 11.000,00 13.323,53
Porto Alegre - RS 5.000 - 34.607 13.216,14 5.000,00 6.500,00 28.571,43 34.606,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.381 - 43.690 14.998,02 3.381,14 10.000,00 36.070,39 43.689,54
Rio de Janeiro 3.617 - 47.805 14.619,92 3.617,31 7.902,40 39.468,25 47.805,13
Minas Gerais 1.492 - 15.856 5.224,40 1.492,31 3.500,00 13.090,61 15.855,73
Distrito Federal 2.386 - 14.981 7.943,44 2.386,08 8.664,80 12.368,25 14.980,79
Paraná 1.800 - 24.225 9.410,51 1.800,00 3.945,60 20.000,00 24.224,60
Rio Grande do Sul 3.150 - 34.607 11.032,95 3.150,00 6.500,00 28.571,43 34.606,57


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de compliance

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • estabelecer estratégias operacionais;
  • participar de comitês de decisão;
  • dirigir equipes;
  • definir políticas e diretrizes;
  • aprovar operações financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • comunicar-se;
  • controlar operações financeiras;
  • desenvolver produtos e serviços;

  • Atividades

    • monitorar clientes de alto risco;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • adequar captação com aplicação;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • recomendar ações de marketing;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • tomar decisões;
    • definir segmentos de mercado;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • garantir consistência dos ratings;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • homologar rotinas operacionais;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • corrigir desvios;
    • classificar níveis de riscos;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • decidir tipos de garantias;
    • dispensar gerentes;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • conduzir reuniões;
    • consultar meios de comunicação;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • demonstrar criatividade;
    • promover pessoal;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • exercer liderança;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • orientar equipes;
    • demonstrar fluência verbal;
    • divulgar metas;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • decidir taxas;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • demonstrar disciplina;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • avaliar riscos das operações;
    • determinar público alvo;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • identificar principais áreas de risco;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • treinar equipes;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • demonstrar segurança;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • avaliar propostas de crédito;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • transferir pessoal;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • preparar relatórios;
    • analisar relatórios de tendências;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • programar preparação da equipe;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • fixar metas;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • participar de seminários e eventos;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • identificar conflitos de interesses;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • demonstrar comprometimento;
    • homologar novos produtos;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • conceder bonificações;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • precificar produtos e serviços;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • visitar clientes;
    • orientar mitigação de riscos;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • definir características de garantias contratuais;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • ministrar palestras;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • identificar segmentos de mercado;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • monitorar créditos concedidos;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • apontar deficiências;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • representar a instituição em fóruns;
    • cumprir normas e legislação;
    • assegurar segregação de funções;
    • propor treinamento de pessoal;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • avaliar desempenho;


    Setores que mais contratam Diretor de compliance no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Corretoras de títulos e valores mobiliários
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seguros não-vida
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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