Salário para o cargo de Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Um Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.201,12 e R$ 63.649,17, com a média salarial de R$ 24.634,29 e o salário mediana em R$ 20.345,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.634,29 295.611,48 6.158,57 116,20
1º Quartil 8.201,12 98.413,38 2.050,28 38,69
Salário Mediana 20.345,00 244.140,00 5.086,25 95,97
3º Quartil 48.541,58 582.498,93 12.135,39 228,98
Teto Salarial 63.649,17 763.790,07 15.912,29 300,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 8.755 - 71.420 32.948,90 8.754,90 31.779,00 58.965,19 71.420,41
Rio de Janeiro - RJ 2.200 - 91.932 32.480,29 2.200,00 33.000,00 75.900,00 91.932,36
Francisco Beltrão - PR 15.350 - 26.941 20.054,00 15.350,00 20.575,50 22.243,00 26.941,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 6.652 - 73.367 31.490,72 6.652,07 30.741,25 60.572,21 73.366,88
Paraná 5.617 - 25.932 14.292,02 5.617,25 15.271,00 21.409,25 25.931,53
Rio de Janeiro 2.400 - 69.807 27.217,08 2.400,00 28.521,50 57.633,33 69.807,22
Minas Gerais 1.412 - 46.947 10.634,76 1.412,00 3.000,00 38.760,00 46.947,27
Santa Catarina 3.244 - 18.942 8.231,90 3.244,00 7.376,50 15.639,00 18.942,43
Rio Grande do Sul 3.750 - 60.562 20.441,67 3.750,00 14.200,00 50.000,00 60.561,50


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • aprovar operações financeiras;
  • definir políticas e diretrizes;
  • participar de comitês de decisão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dirigir equipes;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;

  • Atividades

    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • identificar segmentos de mercado;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • adequar captação com aplicação;
    • dispensar gerentes;
    • avaliar riscos das operações;
    • participar de seminários e eventos;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • promover pessoal;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • treinar equipes;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • orientar mitigação de riscos;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • definir características de garantias contratuais;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • visitar clientes;
    • preparar relatórios;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • propor treinamento de pessoal;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • cumprir normas e legislação;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • conceder bonificações;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • orientar equipes;
    • avaliar desempenho;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • demonstrar fluência verbal;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • representar a instituição em fóruns;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • recomendar ações de marketing;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • transferir pessoal;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • apontar deficiências;
    • consultar meios de comunicação;
    • classificar níveis de riscos;
    • conduzir reuniões;
    • demonstrar segurança;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • exercer liderança;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • demonstrar comprometimento;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • decidir tipos de garantias;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • homologar rotinas operacionais;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • ministrar palestras;
    • fixar metas;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • demonstrar disciplina;
    • decidir taxas;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • tomar decisões;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • avaliar propostas de crédito;
    • definir segmentos de mercado;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • garantir consistência dos ratings;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • demonstrar agilidade;
    • homologar novos produtos;
    • assegurar segregação de funções;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • identificar conflitos de interesses;
    • identificar principais áreas de risco;
    • determinar público alvo;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • analisar relatórios de tendências;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • programar preparação da equipe;
    • monitorar créditos concedidos;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • divulgar metas;
    • corrigir desvios;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • precificar produtos e serviços;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • definir campanhas de incentivo à produção;


    Setores que mais contratam Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos comerciais
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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