Salário para o cargo de Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Um Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.103,77 e R$ 49.682,54, com a média salarial de R$ 15.615,03 e o salário mediana em R$ 10.791,57 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.615,03 187.380,39 3.903,76 73,56
1º Quartil 2.103,77 25.245,19 525,94 9,91
Salário Mediana 10.791,57 129.498,84 2.697,89 50,84
3º Quartil 37.890,03 454.680,35 9.472,51 178,49
Teto Salarial 49.682,54 596.190,51 12.420,64 234,05


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.165 - 54.925 22.345,68 4.164,53 19.677,42 45.346,09 54.924,55
Belo Horizonte - MG 1.698 - 23.105 5.993,61 1.697,82 2.000,00 19.075,59 23.104,93
Rio de Janeiro - RJ 3.154 - 30.281 16.498,73 3.154,00 17.857,14 25.000,00 30.280,75
Cuiabá - MT 3.571 - 23.443 10.230,55 3.571,43 10.687,50 19.354,84 23.443,16
Goiânia - GO 3.000 - 15.746 7.026,13 3.000,00 5.547,52 13.000,00 15.745,99
Florianópolis - SC 2.000 - 21.802 8.059,08 2.000,00 3.000,00 18.000,00 21.802,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.462 - 52.257 20.839,48 3.461,63 18.000,00 43.143,39 52.256,57
Minas Gerais 1.764 - 35.187 9.151,29 1.763,76 3.000,00 29.050,39 35.186,71
Paraná 1.547 - 16.074 5.205,20 1.547,44 3.500,00 13.270,56 16.073,70
Rio Grande do Sul 2.200 - 30.760 9.962,40 2.200,00 6.057,76 25.395,42 30.759,69
Goiás 1.988 - 15.746 5.616,97 1.988,14 3.000,00 13.000,00 15.745,99
Rio de Janeiro 2.007 - 30.281 14.428,45 2.006,80 17.857,14 25.000,00 30.280,75
Santa Catarina 2.000 - 53.294 14.049,23 2.000,00 9.147,70 44.000,00 53.294,12
Mato Grosso 3.571 - 23.443 10.230,55 3.571,43 10.687,50 19.354,84 23.443,16
Pará 2.000 - 2.665 2.135,76 2.000,00 2.200,00 2.200,00 2.664,71


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • dirigir equipes;
  • participar de comitês de decisão;
  • definir políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar operações financeiras;
  • aprovar operações financeiras;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;

  • Atividades

    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • demonstrar segurança;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • demonstrar disciplina;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • dispensar gerentes;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • ministrar palestras;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • orientar equipes;
    • avaliar propostas de crédito;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • apontar deficiências;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • conceder bonificações;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • corrigir desvios;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • programar preparação da equipe;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • promover pessoal;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • definir características de garantias contratuais;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • determinar público alvo;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • decidir tipos de garantias;
    • propor treinamento de pessoal;
    • garantir consistência dos ratings;
    • monitorar créditos concedidos;
    • demonstrar agilidade;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • preparar relatórios;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • definir segmentos de mercado;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • conduzir reuniões;
    • homologar rotinas operacionais;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • cumprir normas e legislação;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • demonstrar fluência verbal;
    • consultar meios de comunicação;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • avaliar riscos das operações;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • identificar segmentos de mercado;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • exercer liderança;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • avaliar desempenho;
    • classificar níveis de riscos;
    • identificar conflitos de interesses;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • assegurar segregação de funções;
    • fixar metas;
    • demonstrar comprometimento;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • recomendar ações de marketing;
    • treinar equipes;
    • adequar captação com aplicação;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • tomar decisões;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • transferir pessoal;
    • decidir taxas;
    • orientar mitigação de riscos;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • representar a instituição em fóruns;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • precificar produtos e serviços;
    • analisar relatórios de tendências;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • participar de seminários e eventos;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • homologar novos produtos;
    • visitar clientes;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • identificar principais áreas de risco;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • demonstrar criatividade;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • divulgar metas;


    Setores que mais contratam Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: