Salário para o cargo de Diretor regional em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor regional em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor regional em operações de intermediação financeira

Um Diretor regional em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.201,12 e R$ 63.649,17, com a média salarial de R$ 24.634,29 e o salário mediana em R$ 20.345,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor regional em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.634,29 295.611,48 6.158,57 116,20
1º Quartil 8.201,12 98.413,38 2.050,28 38,69
Salário Mediana 20.345,00 244.140,00 5.086,25 95,97
3º Quartil 48.541,58 582.498,93 12.135,39 228,98
Teto Salarial 63.649,17 763.790,07 15.912,29 300,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 8.755 - 71.420 32.948,90 8.754,90 31.779,00 58.965,19 71.420,41
Rio de Janeiro - RJ 2.200 - 91.932 32.480,29 2.200,00 33.000,00 75.900,00 91.932,36
Francisco Beltrão - PR 15.350 - 26.941 20.054,00 15.350,00 20.575,50 22.243,00 26.941,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 6.652 - 73.367 31.490,72 6.652,07 30.741,25 60.572,21 73.366,88
Paraná 5.617 - 25.932 14.292,02 5.617,25 15.271,00 21.409,25 25.931,53
Rio de Janeiro 2.400 - 69.807 27.217,08 2.400,00 28.521,50 57.633,33 69.807,22
Minas Gerais 1.412 - 46.947 10.634,76 1.412,00 3.000,00 38.760,00 46.947,27
Santa Catarina 3.244 - 18.942 8.231,90 3.244,00 7.376,50 15.639,00 18.942,43
Rio Grande do Sul 3.750 - 60.562 20.441,67 3.750,00 14.200,00 50.000,00 60.561,50


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor regional em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • dirigir equipes;
  • participar de comitês de decisão;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • aprovar operações financeiras;
  • definir políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade de negociação;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • participar de seminários e eventos;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • corrigir desvios;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • orientar mitigação de riscos;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • programar preparação da equipe;
    • orientar equipes;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar fluência verbal;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • avaliar riscos das operações;
    • conceder bonificações;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • divulgar metas;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • homologar novos produtos;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • homologar rotinas operacionais;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • preparar relatórios;
    • consultar meios de comunicação;
    • decidir tipos de garantias;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • demonstrar agilidade;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • precificar produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • analisar relatórios de tendências;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • exercer liderança;
    • determinar público alvo;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • assegurar segregação de funções;
    • identificar segmentos de mercado;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • representar a instituição em fóruns;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • ministrar palestras;
    • recomendar ações de marketing;
    • transferir pessoal;
    • definir segmentos de mercado;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • identificar conflitos de interesses;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • demonstrar disciplina;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • fixar metas;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • garantir consistência dos ratings;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • demonstrar segurança;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar propostas de crédito;
    • cumprir normas e legislação;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • apontar deficiências;
    • promover pessoal;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • visitar clientes;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • classificar níveis de riscos;
    • adequar captação com aplicação;
    • definir características de garantias contratuais;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • dispensar gerentes;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • treinar equipes;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • decidir taxas;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • tomar decisões;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • monitorar créditos concedidos;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • propor treinamento de pessoal;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • identificar principais áreas de risco;
    • demonstrar comprometimento;
    • conduzir reuniões;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;


    Setores que mais contratam Diretor regional em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos comerciais
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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