Salário para o cargo de Chefe de serviços de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Chefe de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Chefe de serviços de saúde

Um Chefe de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.470,19 e R$ 19.867,11, com a média salarial de R$ 7.907,77 e o salário mediana em R$ 5.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.907,77 94.893,27 1.976,94 38,51
1º Quartil 3.470,19 41.642,29 867,55 16,90
Salário Mediana 5.800,00 69.600,00 1.450,00 28,25
3º Quartil 15.151,50 181.818,03 3.787,88 73,79
Teto Salarial 19.867,11 238.405,26 4.966,78 96,76


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 32.108 13.861,97 4.270,06 12.413,00 26.508,87 32.108,34
Rio de Janeiro - RJ 3.283 - 22.976 9.475,72 3.282,82 7.199,00 18.969,40 22.976,30
Belo Horizonte - MG 2.506 - 15.844 6.434,09 2.506,13 5.250,00 13.081,33 15.844,49
Brasília - DF 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Salvador - BA 3.507 - 15.526 7.152,44 3.506,51 5.937,00 12.818,26 15.525,87
Fortaleza - CE 3.037 - 13.161 6.276,81 3.037,42 5.921,00 10.865,64 13.160,79
Garanhuns - PE 1.412 - 3.114 2.063,65 1.412,00 2.017,00 2.571,00 3.114,07
Porto Alegre - RS 2.897 - 18.821 8.631,65 2.897,35 8.437,00 15.538,56 18.820,77
Goiânia - GO 2.544 - 14.398 5.955,18 2.543,55 4.599,00 11.887,29 14.398,24
Curitiba - PR 3.789 - 16.697 7.479,40 3.788,55 6.106,00 13.784,77 16.696,53
Santo André - SP 2.107 - 13.676 4.646,49 2.107,00 2.375,00 11.290,92 13.675,90
Recife - PE 2.829 - 14.891 6.514,71 2.829,22 5.143,00 12.294,00 14.890,86
Barueri - SP 3.024 - 21.470 7.824,93 3.024,43 5.000,00 17.726,10 21.470,38
São Luís - MA 2.979 - 12.625 5.666,46 2.978,56 4.680,00 10.423,48 12.625,24
Campinas - SP 2.582 - 16.430 7.257,15 2.582,13 6.138,00 13.565,06 16.430,41
Juiz de Fora - MG 2.874 - 11.473 5.916,02 2.874,33 5.350,00 9.471,93 11.472,69
Uberlândia - MG 3.158 - 14.563 6.335,35 3.158,33 4.763,00 12.023,40 14.563,10
Niterói - RJ 2.654 - 15.030 6.227,69 2.654,44 4.909,50 12.409,10 15.030,27
João Pessoa - PB 2.036 - 8.896 4.036,16 2.035,92 2.928,00 7.344,33 8.895,68
São José dos Campos - SP 2.900 - 18.410 7.149,06 2.900,00 5.000,00 15.199,52 18.410,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.867 - 27.388 10.551,79 2.867,38 7.811,00 22.611,78 27.388,07
Rio de Janeiro 2.809 - 20.972 8.221,73 2.809,35 6.043,00 17.315,00 20.972,45
Minas Gerais 2.285 - 13.703 5.871,15 2.284,86 5.000,00 11.313,27 13.702,97
Rio Grande do Sul 2.334 - 16.665 7.170,04 2.333,53 5.800,00 13.758,93 16.665,23
Pernambuco 1.509 - 9.504 3.644,05 1.509,36 2.571,00 7.846,62 9.504,06
Bahia 2.525 - 14.265 6.397,75 2.525,40 5.560,00 11.777,13 14.264,81
Goiás 2.638 - 13.867 6.036,82 2.637,68 5.000,00 11.448,57 13.866,86
Paraná 2.359 - 15.874 6.443,66 2.358,97 5.046,00 13.105,33 15.873,56
Ceará 2.569 - 12.368 5.809,50 2.569,04 4.851,50 10.210,83 12.367,66
Distrito Federal 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Santa Catarina 2.235 - 12.315 5.606,30 2.234,67 4.889,00 10.167,01 12.314,59
Maranhão 2.494 - 11.959 5.407,09 2.493,95 4.680,00 9.873,16 11.958,67
Espírito Santo 2.647 - 15.321 6.974,95 2.646,80 6.402,00 12.649,34 15.321,26
Mato Grosso do Sul 2.243 - 17.922 6.430,46 2.243,11 3.972,00 14.796,68 17.922,19
Mato Grosso 2.102 - 12.360 5.067,86 2.101,81 3.794,00 10.204,53 12.360,03
Paraíba 1.930 - 8.484 3.804,66 1.930,25 2.800,00 7.004,73 8.484,34
Pará 2.100 - 14.648 5.930,78 2.100,33 4.018,50 12.093,57 14.648,10
Amazonas 2.122 - 17.732 6.913,74 2.122,00 5.767,00 14.639,70 17.732,04
Alagoas 1.595 - 13.549 5.405,95 1.594,80 4.946,00 11.186,30 13.549,18
Sergipe 2.071 - 13.177 5.630,41 2.071,33 4.092,00 10.879,00 13.176,97
Rio Grande do Norte 2.238 - 15.130 6.250,00 2.237,50 5.386,00 12.491,38 15.129,93
Tocantins 2.023 - 14.979 5.851,85 2.023,33 4.750,00 12.366,67 14.978,88
Roraima 3.923 - 19.106 10.201,96 3.922,67 10.612,00 15.774,17 19.106,14
Piauí 1.588 - 15.919 5.592,16 1.588,00 3.949,00 13.142,50 15.918,59
Rondônia 3.064 - 18.960 7.006,41 3.064,25 4.800,00 15.653,75 18.960,29
Amapá 1.414 - 9.814 3.741,21 1.414,00 2.437,50 8.102,67 9.814,19
Acre 1.500 - 6.056 2.845,33 1.500,00 2.686,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Chefe de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • planejar ações de sensibilização;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • delegar funções;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • liderar pessoas;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar criatividade;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • implementar programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • elaborar plano estratégico;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • viabilizar captação de recursos;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • levantar custo por departamento;
    • avaliar programas implementados;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • participar em conselhos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • planejar eventos gerontológicos;
    • demonstrar iniciativa;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • analisar indicadores de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • realizar pesquisas;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • realizar convênios e parcerias;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • promover atividades científicas;
    • prestar assessoria;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • prestar consultoria;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • propor auditorias;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir investimentos e custeio;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • prestar auditoria;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar resultados financeiros;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • contornar situações adversas;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de capacitação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • contratar auditorias;
    • implementar ações de sensibilização;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • produzir material técnico-científico;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • aprovar contratações e demissões;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • definir estratégias de avaliação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;


    Setores que mais contratam Chefe de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: