Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Carniceiro
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- planejar compras e locações;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- orientar clientes;
- elaborar plano de investimentos;
- expressar-se oralmente;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- definir perfil do consumidor final;
- argumentar com convicção (persuasão);
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- promover funcionários;
- delegar atribuições;
- gerir estoques;
- acompanhar rotinas administrativas;
- instruir subordinados;
- gerir compras;
- captar recursos;
- demonstrar motivação;
- analisar tendências do mercado;
- qualificar fornecedores;
- exercitar a autonomia;
- cooperar na definição de projetos;
- medir resultados de treinamento;
- gerir custos;
- remanejar leiaute;
- examinar currículos;
- providenciar integração de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- fazer orçamentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- contratar serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- colaborar na definição de epi e epc;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- gerenciar contratos de serviços;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- determinar perfis profissionais;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- resolver reclamações de clientes;
- transferir numerário para o banco;
- propor compra de novos itens;
- realizar reuniões com a equipe;
- manter apresentação pessoal;
- promover programas prevencionistas;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- definir estratégias de terceirização;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- negociar preços e condições de pagamento;
- avaliar desempenho;
- operar equipamentos de informática;
- exercer liderança;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- cobrar resultados;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- prover ações de preservação ambiental;
- administrar remanejamentos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- representar a empresa;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- implantar técnicas de vendas;
- implementar reciclagem de funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- controlar o cumprimento de normas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- atender agentes de fiscalização;
- participar de reuniões;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- recepcionar mercadorias;
- apreciar inovações organizacionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- gerir investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- recomendar promoção de funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar conflitos entre funcionários;
- formular incentivos de produtividade;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- designar equipe para projeto;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- liberar mercadorias para entrega;
- agir com dinamismo;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- entrevistar candidatos;
- buscar atualização profissional;
Setores que mais contratam Carniceiro no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos