Salário para o cargo de Bailarino coreógrafo
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Bailarino coreógrafo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino coreógrafo

Um Bailarino coreógrafo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,62 e R$ 4.569,24, com a média salarial de R$ 2.513,77 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino coreógrafo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.513,77 30.165,21 628,44 15,11
1º Quartil 1.766,62 21.199,41 441,65 10,62
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 13,22
3º Quartil 3.484,70 41.816,34 871,17 20,94
Teto Salarial 4.569,24 54.830,84 1.142,31 27,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.946 - 4.235 3.129,26 2.945,60 2.945,60 3.496,59 4.235,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.796 - 4.235 2.938,80 1.796,00 2.945,60 3.496,59 4.235,17
São Paulo 1.725 - 4.845 2.464,95 1.724,77 2.200,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino coreógrafo

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • ensinar dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • realizar oficinas de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • conceber soluções cênicas;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar elenco;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • improvisar movimentos;
    • reciclar professores de dança;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • dançar;
    • trabalhar em equipe;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • participar de ensaios gerais;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • liderar equipes;
    • fixar sequência de movimentos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • investigar linguagens;
    • levantar material sobre o tema;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • manter corpo preparado;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • ensinar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de música;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • apreender proposta coreográfica;
    • ensinar dança para amadores;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • desenvolver ideia ou tema;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • interagir com parceiros de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • recriar passos codificados;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • coordenar equipes de criação;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • selecionar equipe artística;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);


    Setores que mais contratam Bailarino coreógrafo no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino fundamental
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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