Salário para o cargo de Coreógrafo bailarino
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Coreógrafo bailarino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Coreógrafo bailarino

Um Coreógrafo bailarino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,62 e R$ 4.569,24, com a média salarial de R$ 2.513,77 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coreógrafo bailarino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.513,77 30.165,21 628,44 15,11
1º Quartil 1.766,62 21.199,41 441,65 10,62
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 13,22
3º Quartil 3.484,70 41.816,34 871,17 20,94
Teto Salarial 4.569,24 54.830,84 1.142,31 27,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.946 - 4.235 3.129,26 2.945,60 2.945,60 3.496,59 4.235,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.796 - 4.235 2.938,80 1.796,00 2.945,60 3.496,59 4.235,17
São Paulo 1.725 - 4.845 2.464,95 1.724,77 2.200,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Coreógrafo bailarino

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensaiar coreografia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • preparar o corpo para dança;

  • Atividades

    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • selecionar equipe artística;
    • levantar material sobre o tema;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • ensinar dança para amadores;
    • interagir com parceiros de dança;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • selecionar técnicas corporais;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • realizar oficinas de dança;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • manter corpo preparado;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • investigar linguagens;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • trabalhar em equipe;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • supervisionar equipe de música;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • apreender proposta coreográfica;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • conceber soluções cênicas;
    • liderar equipes;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • coordenar equipes de criação;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • dançar;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • reciclar professores de dança;
    • fixar sequência de movimentos;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • recriar passos codificados;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • ensinar técnicas corporais;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • participar de ensaios gerais;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • improvisar movimentos;
    • selecionar elenco;
    • desenvolver sensibilidade artística;


    Setores que mais contratam Coreógrafo bailarino no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino fundamental
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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