Salário para o cargo de Maître de ballet
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Maître de ballet - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Maître de ballet

Um Maître de ballet trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,26 e R$ 12.498,29, com a média salarial de R$ 3.859,20 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de ballet

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.859,20 46.310,42 964,80 23,37
1º Quartil 1.131,26 13.575,11 282,81 6,85
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 12,11
3º Quartil 9.531,73 114.380,73 2.382,93 57,72
Teto Salarial 12.498,29 149.979,44 3.124,57 75,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.483 - 9.990 4.589,81 1.483,49 5.000,00 8.247,67 9.989,83
Brasília - DF 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
São Paulo - SP 1.284 - 26.430 7.079,83 1.284,15 2.775,91 21.821,18 26.430,47
Goiânia - GO 1.528 - 13.915 5.462,14 1.528,03 4.070,00 11.488,00 13.914,61
Taquaritinga - SP 1.300 - 2.557 1.700,51 1.299,79 1.756,80 2.111,29 2.557,25
Curitiba - PR 1.212 - 29.475 8.231,82 1.212,11 3.834,38 24.334,44 29.474,60
Porto Alegre - RS 2.311 - 5.963 3.816,04 2.311,10 4.015,00 4.923,05 5.962,95
Salvador - BA 1.120 - 2.682 1.549,38 1.120,33 1.394,31 2.214,47 2.682,23
Belém - PA 1.076 - 7.347 2.987,41 1.076,40 1.800,00 6.065,70 7.346,96
São Gabriel do Oeste - MS 1.443 - 4.593 2.531,11 1.443,07 2.252,70 3.792,09 4.593,09
São José dos Campos - SP 1.134 - 1.536 1.200,53 1.134,23 1.200,00 1.268,41 1.536,33
Palmas - TO 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Vitoria - ES 2.461 - 9.593 5.537,49 2.460,75 5.750,00 7.920,00 9.592,94
Manaus - AM 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Campinas - SP 1.068 - 6.056 2.706,90 1.067,55 2.672,37 5.000,00 6.056,15
Belo Horizonte - MG 1.048 - 13.324 6.737,17 1.047,65 9.240,00 11.000,00 13.323,53
Natal - RN 1.062 - 6.795 2.752,21 1.061,62 1.237,78 5.610,00 6.795,00
Vila Velha - ES 8.415 - 11.221 8.633,11 8.415,00 8.584,40 9.264,20 11.221,08
João Pessoa - PB 1.049 - 107.108 17.013,50 1.049,21 2.900,00 88.429,00 107.107,86
Cascavel - PR 1.252 - 2.352 1.587,21 1.252,36 1.519,31 1.941,66 2.351,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 12.696 3.851,52 1.179,97 1.808,40 10.481,81 12.695,89
Rio de Janeiro 1.338 - 12.881 4.904,27 1.337,84 4.917,00 10.634,51 12.880,84
Minas Gerais 1.055 - 7.886 2.632,20 1.055,05 1.575,14 6.510,85 7.886,14
Distrito Federal 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
Paraná 1.196 - 18.378 5.061,27 1.196,20 1.800,00 15.172,65 18.377,57
Rio Grande do Sul 1.160 - 5.441 2.694,40 1.160,34 2.034,70 4.492,28 5.441,18
Goiás 1.065 - 12.295 4.236,44 1.064,64 3.017,50 10.150,55 12.294,65
Bahia 1.070 - 3.069 1.547,07 1.070,21 1.232,30 2.533,95 3.069,19
Pará 1.183 - 6.611 3.075,79 1.183,02 3.000,00 5.458,28 6.611,23
Santa Catarina 1.161 - 9.791 3.217,57 1.160,74 1.536,54 8.083,54 9.791,03
Mato Grosso do Sul 1.519 - 5.125 2.591,46 1.519,16 2.252,70 4.230,96 5.124,67
Espírito Santo 3.902 - 18.062 8.410,69 3.902,48 8.415,00 14.912,15 18.062,04
Pernambuco 1.255 - 7.514 3.771,69 1.254,97 4.190,77 6.203,27 7.513,58
Rio Grande do Norte 504 - 6.795 3.014,15 504,22 2.913,89 5.610,00 6.795,00
Paraíba 1.662 - 42.279 11.073,78 1.662,00 3.401,40 34.906,07 42.279,28
Tocantins 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Amazonas 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Mato Grosso 1.121 - 7.013 2.995,91 1.121,30 2.484,43 5.789,93 7.012,93
Maranhão 1.148 - 3.240 1.938,09 1.148,36 1.886,00 2.675,00 3.240,04
Alagoas 1.045 - 4.050 1.649,66 1.045,00 1.300,00 3.344,00 4.050,35
Sergipe 1.093 - 6.928 2.046,41 1.093,00 1.440,00 5.720,00 6.928,24
Ceará 1.072 - 9.690 2.731,80 1.072,10 1.335,83 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Maître de ballet

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;

  • Atividades

    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • supervisionar equipe de música;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • improvisar movimentos;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • selecionar equipe artística;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • recriar passos codificados;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • reciclar professores de dança;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • selecionar técnicas corporais;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • interagir com parceiros de dança;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • trabalhar em equipe;
    • levantar material sobre o tema;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • conceber soluções cênicas;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • coordenar equipes de criação;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • ensinar técnicas corporais;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • fixar sequência de movimentos;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • investigar linguagens;
    • manter corpo preparado;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • realizar oficinas de dança;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • liderar equipes;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • ensinar dança para amadores;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • dançar;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar elenco;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • apreender proposta coreográfica;
    • participar de ensaios gerais;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;


    Setores que mais contratam Maître de ballet no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino de esportes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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