Quanto ganha um Maître de ballet
Um Maître de ballet trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,26 e R$ 12.498,29, com a média salarial de R$ 3.859,20 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.859,20 | 46.310,42 | 964,80 | 23,37 |
1º Quartil | 1.131,26 | 13.575,11 | 282,81 | 6,85 |
Salário Mediana | 2.000,00 | 24.000,00 | 500,00 | 12,11 |
3º Quartil | 9.531,73 | 114.380,73 | 2.382,93 | 57,72 |
Teto Salarial | 12.498,29 | 149.979,44 | 3.124,57 | 75,68 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.483 - 9.990 | 4.589,81 | 1.483,49 | 5.000,00 | 8.247,67 | 9.989,83 |
Brasília - DF | 1.250 - 6.990 | 3.075,88 | 1.250,28 | 2.368,80 | 5.770,78 | 6.989,74 |
São Paulo - SP | 1.284 - 26.430 | 7.079,83 | 1.284,15 | 2.775,91 | 21.821,18 | 26.430,47 |
Goiânia - GO | 1.528 - 13.915 | 5.462,14 | 1.528,03 | 4.070,00 | 11.488,00 | 13.914,61 |
Taquaritinga - SP | 1.300 - 2.557 | 1.700,51 | 1.299,79 | 1.756,80 | 2.111,29 | 2.557,25 |
Curitiba - PR | 1.212 - 29.475 | 8.231,82 | 1.212,11 | 3.834,38 | 24.334,44 | 29.474,60 |
Porto Alegre - RS | 2.311 - 5.963 | 3.816,04 | 2.311,10 | 4.015,00 | 4.923,05 | 5.962,95 |
Salvador - BA | 1.120 - 2.682 | 1.549,38 | 1.120,33 | 1.394,31 | 2.214,47 | 2.682,23 |
Belém - PA | 1.076 - 7.347 | 2.987,41 | 1.076,40 | 1.800,00 | 6.065,70 | 7.346,96 |
São Gabriel do Oeste - MS | 1.443 - 4.593 | 2.531,11 | 1.443,07 | 2.252,70 | 3.792,09 | 4.593,09 |
São José dos Campos - SP | 1.134 - 1.536 | 1.200,53 | 1.134,23 | 1.200,00 | 1.268,41 | 1.536,33 |
Palmas - TO | 2.033 - 8.194 | 5.428,80 | 2.032,50 | 6.342,60 | 6.765,00 | 8.193,97 |
Vitoria - ES | 2.461 - 9.593 | 5.537,49 | 2.460,75 | 5.750,00 | 7.920,00 | 9.592,94 |
Manaus - AM | 1.045 - 3.329 | 1.622,09 | 1.045,00 | 1.347,50 | 2.748,37 | 3.328,91 |
Campinas - SP | 1.068 - 6.056 | 2.706,90 | 1.067,55 | 2.672,37 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Belo Horizonte - MG | 1.048 - 13.324 | 6.737,17 | 1.047,65 | 9.240,00 | 11.000,00 | 13.323,53 |
Natal - RN | 1.062 - 6.795 | 2.752,21 | 1.061,62 | 1.237,78 | 5.610,00 | 6.795,00 |
Vila Velha - ES | 8.415 - 11.221 | 8.633,11 | 8.415,00 | 8.584,40 | 9.264,20 | 11.221,08 |
João Pessoa - PB | 1.049 - 107.108 | 17.013,50 | 1.049,21 | 2.900,00 | 88.429,00 | 107.107,86 |
Cascavel - PR | 1.252 - 2.352 | 1.587,21 | 1.252,36 | 1.519,31 | 1.941,66 | 2.351,80 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.180 - 12.696 | 3.851,52 | 1.179,97 | 1.808,40 | 10.481,81 | 12.695,89 |
Rio de Janeiro | 1.338 - 12.881 | 4.904,27 | 1.337,84 | 4.917,00 | 10.634,51 | 12.880,84 |
Minas Gerais | 1.055 - 7.886 | 2.632,20 | 1.055,05 | 1.575,14 | 6.510,85 | 7.886,14 |
Distrito Federal | 1.250 - 6.990 | 3.075,88 | 1.250,28 | 2.368,80 | 5.770,78 | 6.989,74 |
Paraná | 1.196 - 18.378 | 5.061,27 | 1.196,20 | 1.800,00 | 15.172,65 | 18.377,57 |
Rio Grande do Sul | 1.160 - 5.441 | 2.694,40 | 1.160,34 | 2.034,70 | 4.492,28 | 5.441,18 |
Goiás | 1.065 - 12.295 | 4.236,44 | 1.064,64 | 3.017,50 | 10.150,55 | 12.294,65 |
Bahia | 1.070 - 3.069 | 1.547,07 | 1.070,21 | 1.232,30 | 2.533,95 | 3.069,19 |
Pará | 1.183 - 6.611 | 3.075,79 | 1.183,02 | 3.000,00 | 5.458,28 | 6.611,23 |
Santa Catarina | 1.161 - 9.791 | 3.217,57 | 1.160,74 | 1.536,54 | 8.083,54 | 9.791,03 |
Mato Grosso do Sul | 1.519 - 5.125 | 2.591,46 | 1.519,16 | 2.252,70 | 4.230,96 | 5.124,67 |
Espírito Santo | 3.902 - 18.062 | 8.410,69 | 3.902,48 | 8.415,00 | 14.912,15 | 18.062,04 |
Pernambuco | 1.255 - 7.514 | 3.771,69 | 1.254,97 | 4.190,77 | 6.203,27 | 7.513,58 |
Rio Grande do Norte | 504 - 6.795 | 3.014,15 | 504,22 | 2.913,89 | 5.610,00 | 6.795,00 |
Paraíba | 1.662 - 42.279 | 11.073,78 | 1.662,00 | 3.401,40 | 34.906,07 | 42.279,28 |
Tocantins | 2.033 - 8.194 | 5.428,80 | 2.032,50 | 6.342,60 | 6.765,00 | 8.193,97 |
Amazonas | 1.045 - 3.329 | 1.622,09 | 1.045,00 | 1.347,50 | 2.748,37 | 3.328,91 |
Mato Grosso | 1.121 - 7.013 | 2.995,91 | 1.121,30 | 2.484,43 | 5.789,93 | 7.012,93 |
Maranhão | 1.148 - 3.240 | 1.938,09 | 1.148,36 | 1.886,00 | 2.675,00 | 3.240,04 |
Alagoas | 1.045 - 4.050 | 1.649,66 | 1.045,00 | 1.300,00 | 3.344,00 | 4.050,35 |
Sergipe | 1.093 - 6.928 | 2.046,41 | 1.093,00 | 1.440,00 | 5.720,00 | 6.928,24 |
Ceará | 1.072 - 9.690 | 2.731,80 | 1.072,10 | 1.335,83 | 8.000,00 | 9.689,84 |
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Maître de ballet
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
Atividades
- ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
- supervisionar equipe de música;
- estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
- selecionar gestos, passos e sequências;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
- ministrar aulas magnas em dança;
- improvisar movimentos;
- desenvolver sensibilidade artística;
- interpretar imagens por meio da dança;
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- supervisionar equipe de bailarinos;
- configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
- memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
- selecionar equipe artística;
- ensinar técnicas e métodos de improvisação;
- transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- recriar passos codificados;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- interpretar ideias e sensações por meio da dança;
- reciclar professores de dança;
- conhecer seus limites psicofísicos;
- aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
- preparar corpo para realização das propostas estéticas;
- experimentar movimentos, sequências de movimento;
- gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- selecionar técnicas corporais;
- ensinar técnicas e métodos de criação;
- interagir com parceiros de dança;
- aquecer-se por meio de exercícios específicos;
- trabalhar em equipe;
- levantar material sobre o tema;
- expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
- levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
- executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
- explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- conceber soluções cênicas;
- registrar gestos, passos e sequências;
- reelaborar gestos, passos e sequências;
- supervisionar equipe de iluminação;
- criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- coordenar equipes de criação;
- configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- ensinar técnicas corporais;
- aperfeiçoar técnicas de dança;
- ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
- fixar sequência de movimentos;
- ensinar técnicas e métodos de composição;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- desenvolver ideia ou tema;
- construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
- aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- supervisionar equipe de adereços e figurinos;
- investigar linguagens;
- manter corpo preparado;
- adotar medidas profiláticas de preservação física;
- definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- realizar seminários e palestras em dança;
- fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
- selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- realizar oficinas de dança;
- memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
- supervisionar equipe de cenografia;
- liderar equipes;
- expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- ensinar dança para amadores;
- interpretar narrativas por meio da dança;
- dançar;
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
- memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
- experimentar o uso de objetos na dança;
- transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- desenvolver experimentação e improvisos;
- considerar o espaço e o público na concepção cênica;
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- supervisionar equipe de multimídia;
- escolher música, texto, imagens, objetos etc;
- memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- selecionar elenco;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- articular as partes da obra coreográfica;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- apreender proposta coreográfica;
- participar de ensaios gerais;
- memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
Setores que mais contratam Maître de ballet no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de dança
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br