Salário para o cargo de Bailarino criador
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino criador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino criador

Um Bailarino criador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.325,25 e R$ 16.823,54, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino criador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.325,25 15.903,05 331,31 6,80
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 12.830,35 153.964,21 3.207,59 65,84
Teto Salarial 16.823,54 201.882,49 4.205,89 86,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino criador

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • interpretar imagens por meio da dança;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • fixar sequência de movimentos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • desenvolver ideia ou tema;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • apreender proposta coreográfica;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • selecionar equipe artística;
    • manter corpo preparado;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • conceber soluções cênicas;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • recriar passos codificados;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • participar de ensaios gerais;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • realizar oficinas de dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • improvisar movimentos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • dançar;
    • selecionar técnicas corporais;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • selecionar elenco;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • investigar linguagens;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de música;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • liderar equipes;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • interagir com parceiros de dança;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • coordenar equipes de criação;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas corporais;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ensinar dança para amadores;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • reciclar professores de dança;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • levantar material sobre o tema;


    Setores que mais contratam Bailarino criador no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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