Salário para o cargo de Bailarino criador
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino criador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino criador

Um Bailarino criador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.325,25 e R$ 16.823,54, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino criador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.325,25 15.903,05 331,31 6,80
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 12.830,35 153.964,21 3.207,59 65,84
Teto Salarial 16.823,54 201.882,49 4.205,89 86,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino criador

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensaiar coreografia;
  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber projeto cênico em dança;

  • Atividades

    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • fixar sequência de movimentos;
    • recriar passos codificados;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • selecionar técnicas corporais;
    • realizar oficinas de dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • ensinar dança para amadores;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • levantar material sobre o tema;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • participar de ensaios gerais;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • investigar linguagens;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • interagir com parceiros de dança;
    • supervisionar equipe de música;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • improvisar movimentos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • manter corpo preparado;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • selecionar equipe artística;
    • ensinar técnicas corporais;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • conceber soluções cênicas;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • dançar;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • reciclar professores de dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • liderar equipes;
    • coordenar equipes de criação;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • selecionar elenco;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • apreender proposta coreográfica;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;


    Setores que mais contratam Bailarino criador no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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