Salário para o cargo de Bailarino criador
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino criador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino criador

Um Bailarino criador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.479,43 e R$ 13.409,28, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino criador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.479,43 17.753,16 369,86 7,59
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 10.226,49 122.717,87 2.556,62 52,48
Teto Salarial 13.409,28 160.911,36 3.352,32 68,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino criador

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • conceber projeto cênico em dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensaiar coreografia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;

  • Atividades

    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • dançar;
    • selecionar técnicas corporais;
    • participar de ensaios gerais;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • fixar sequência de movimentos;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • improvisar movimentos;
    • reciclar professores de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • manter corpo preparado;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • ensinar dança para amadores;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • interagir com parceiros de dança;
    • supervisionar equipe de música;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • trabalhar em equipe;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • selecionar equipe artística;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • liderar equipes;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • coordenar equipes de criação;
    • conceber soluções cênicas;
    • selecionar elenco;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • investigar linguagens;
    • apreender proposta coreográfica;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • ensinar técnicas corporais;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • realizar oficinas de dança;
    • recriar passos codificados;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • levantar material sobre o tema;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;


    Setores que mais contratam Bailarino criador no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista