Salário para o cargo de Professor de dança
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Professor de dança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Professor de dança

Um Professor de dança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,26 e R$ 12.498,29, com a média salarial de R$ 3.859,20 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.859,20 46.310,42 964,80 23,37
1º Quartil 1.131,26 13.575,11 282,81 6,85
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 12,11
3º Quartil 9.531,73 114.380,73 2.382,93 57,72
Teto Salarial 12.498,29 149.979,44 3.124,57 75,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.483 - 9.990 4.589,81 1.483,49 5.000,00 8.247,67 9.989,83
Brasília - DF 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
São Paulo - SP 1.284 - 26.430 7.079,83 1.284,15 2.775,91 21.821,18 26.430,47
Goiânia - GO 1.528 - 13.915 5.462,14 1.528,03 4.070,00 11.488,00 13.914,61
Taquaritinga - SP 1.300 - 2.557 1.700,51 1.299,79 1.756,80 2.111,29 2.557,25
Curitiba - PR 1.212 - 29.475 8.231,82 1.212,11 3.834,38 24.334,44 29.474,60
Porto Alegre - RS 2.311 - 5.963 3.816,04 2.311,10 4.015,00 4.923,05 5.962,95
Salvador - BA 1.120 - 2.682 1.549,38 1.120,33 1.394,31 2.214,47 2.682,23
Belém - PA 1.076 - 7.347 2.987,41 1.076,40 1.800,00 6.065,70 7.346,96
São Gabriel do Oeste - MS 1.443 - 4.593 2.531,11 1.443,07 2.252,70 3.792,09 4.593,09
São José dos Campos - SP 1.134 - 1.536 1.200,53 1.134,23 1.200,00 1.268,41 1.536,33
Palmas - TO 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Vitoria - ES 2.461 - 9.593 5.537,49 2.460,75 5.750,00 7.920,00 9.592,94
Manaus - AM 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Campinas - SP 1.068 - 6.056 2.706,90 1.067,55 2.672,37 5.000,00 6.056,15
Belo Horizonte - MG 1.048 - 13.324 6.737,17 1.047,65 9.240,00 11.000,00 13.323,53
Natal - RN 1.062 - 6.795 2.752,21 1.061,62 1.237,78 5.610,00 6.795,00
Vila Velha - ES 8.415 - 11.221 8.633,11 8.415,00 8.584,40 9.264,20 11.221,08
João Pessoa - PB 1.049 - 107.108 17.013,50 1.049,21 2.900,00 88.429,00 107.107,86
Cascavel - PR 1.252 - 2.352 1.587,21 1.252,36 1.519,31 1.941,66 2.351,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 12.696 3.851,52 1.179,97 1.808,40 10.481,81 12.695,89
Rio de Janeiro 1.338 - 12.881 4.904,27 1.337,84 4.917,00 10.634,51 12.880,84
Minas Gerais 1.055 - 7.886 2.632,20 1.055,05 1.575,14 6.510,85 7.886,14
Distrito Federal 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
Paraná 1.196 - 18.378 5.061,27 1.196,20 1.800,00 15.172,65 18.377,57
Rio Grande do Sul 1.160 - 5.441 2.694,40 1.160,34 2.034,70 4.492,28 5.441,18
Goiás 1.065 - 12.295 4.236,44 1.064,64 3.017,50 10.150,55 12.294,65
Bahia 1.070 - 3.069 1.547,07 1.070,21 1.232,30 2.533,95 3.069,19
Pará 1.183 - 6.611 3.075,79 1.183,02 3.000,00 5.458,28 6.611,23
Santa Catarina 1.161 - 9.791 3.217,57 1.160,74 1.536,54 8.083,54 9.791,03
Mato Grosso do Sul 1.519 - 5.125 2.591,46 1.519,16 2.252,70 4.230,96 5.124,67
Espírito Santo 3.902 - 18.062 8.410,69 3.902,48 8.415,00 14.912,15 18.062,04
Pernambuco 1.255 - 7.514 3.771,69 1.254,97 4.190,77 6.203,27 7.513,58
Rio Grande do Norte 504 - 6.795 3.014,15 504,22 2.913,89 5.610,00 6.795,00
Paraíba 1.662 - 42.279 11.073,78 1.662,00 3.401,40 34.906,07 42.279,28
Tocantins 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Amazonas 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Mato Grosso 1.121 - 7.013 2.995,91 1.121,30 2.484,43 5.789,93 7.012,93
Maranhão 1.148 - 3.240 1.938,09 1.148,36 1.886,00 2.675,00 3.240,04
Alagoas 1.045 - 4.050 1.649,66 1.045,00 1.300,00 3.344,00 4.050,35
Sergipe 1.093 - 6.928 2.046,41 1.093,00 1.440,00 5.720,00 6.928,24
Ceará 1.072 - 9.690 2.731,80 1.072,10 1.335,83 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de dança

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensaiar coreografia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;

  • Atividades

    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • interagir com parceiros de dança;
    • recriar passos codificados;
    • reciclar professores de dança;
    • manter corpo preparado;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • selecionar técnicas corporais;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • liderar equipes;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • dançar;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • selecionar elenco;
    • levantar material sobre o tema;
    • investigar linguagens;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • realizar oficinas de dança;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • ensinar técnicas corporais;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • selecionar equipe artística;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • improvisar movimentos;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • fixar sequência de movimentos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar dança para amadores;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • apreender proposta coreográfica;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • participar de ensaios gerais;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • supervisionar equipe de música;
    • conceber soluções cênicas;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • coordenar equipes de criação;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;


    Setores que mais contratam Professor de dança no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino de esportes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue