Salário para o cargo de Professor de dança
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Professor de dança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Professor de dança

Um Professor de dança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,26 e R$ 12.498,29, com a média salarial de R$ 3.859,20 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.859,20 46.310,42 964,80 23,37
1º Quartil 1.131,26 13.575,11 282,81 6,85
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 12,11
3º Quartil 9.531,73 114.380,73 2.382,93 57,72
Teto Salarial 12.498,29 149.979,44 3.124,57 75,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.483 - 9.990 4.589,81 1.483,49 5.000,00 8.247,67 9.989,83
Brasília - DF 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
São Paulo - SP 1.284 - 26.430 7.079,83 1.284,15 2.775,91 21.821,18 26.430,47
Goiânia - GO 1.528 - 13.915 5.462,14 1.528,03 4.070,00 11.488,00 13.914,61
Taquaritinga - SP 1.300 - 2.557 1.700,51 1.299,79 1.756,80 2.111,29 2.557,25
Curitiba - PR 1.212 - 29.475 8.231,82 1.212,11 3.834,38 24.334,44 29.474,60
Porto Alegre - RS 2.311 - 5.963 3.816,04 2.311,10 4.015,00 4.923,05 5.962,95
Salvador - BA 1.120 - 2.682 1.549,38 1.120,33 1.394,31 2.214,47 2.682,23
Belém - PA 1.076 - 7.347 2.987,41 1.076,40 1.800,00 6.065,70 7.346,96
São Gabriel do Oeste - MS 1.443 - 4.593 2.531,11 1.443,07 2.252,70 3.792,09 4.593,09
São José dos Campos - SP 1.134 - 1.536 1.200,53 1.134,23 1.200,00 1.268,41 1.536,33
Palmas - TO 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Vitoria - ES 2.461 - 9.593 5.537,49 2.460,75 5.750,00 7.920,00 9.592,94
Manaus - AM 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Campinas - SP 1.068 - 6.056 2.706,90 1.067,55 2.672,37 5.000,00 6.056,15
Belo Horizonte - MG 1.048 - 13.324 6.737,17 1.047,65 9.240,00 11.000,00 13.323,53
Natal - RN 1.062 - 6.795 2.752,21 1.061,62 1.237,78 5.610,00 6.795,00
Vila Velha - ES 8.415 - 11.221 8.633,11 8.415,00 8.584,40 9.264,20 11.221,08
João Pessoa - PB 1.049 - 107.108 17.013,50 1.049,21 2.900,00 88.429,00 107.107,86
Cascavel - PR 1.252 - 2.352 1.587,21 1.252,36 1.519,31 1.941,66 2.351,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 12.696 3.851,52 1.179,97 1.808,40 10.481,81 12.695,89
Rio de Janeiro 1.338 - 12.881 4.904,27 1.337,84 4.917,00 10.634,51 12.880,84
Minas Gerais 1.055 - 7.886 2.632,20 1.055,05 1.575,14 6.510,85 7.886,14
Distrito Federal 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
Paraná 1.196 - 18.378 5.061,27 1.196,20 1.800,00 15.172,65 18.377,57
Rio Grande do Sul 1.160 - 5.441 2.694,40 1.160,34 2.034,70 4.492,28 5.441,18
Goiás 1.065 - 12.295 4.236,44 1.064,64 3.017,50 10.150,55 12.294,65
Bahia 1.070 - 3.069 1.547,07 1.070,21 1.232,30 2.533,95 3.069,19
Pará 1.183 - 6.611 3.075,79 1.183,02 3.000,00 5.458,28 6.611,23
Santa Catarina 1.161 - 9.791 3.217,57 1.160,74 1.536,54 8.083,54 9.791,03
Mato Grosso do Sul 1.519 - 5.125 2.591,46 1.519,16 2.252,70 4.230,96 5.124,67
Espírito Santo 3.902 - 18.062 8.410,69 3.902,48 8.415,00 14.912,15 18.062,04
Pernambuco 1.255 - 7.514 3.771,69 1.254,97 4.190,77 6.203,27 7.513,58
Rio Grande do Norte 504 - 6.795 3.014,15 504,22 2.913,89 5.610,00 6.795,00
Paraíba 1.662 - 42.279 11.073,78 1.662,00 3.401,40 34.906,07 42.279,28
Tocantins 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Amazonas 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Mato Grosso 1.121 - 7.013 2.995,91 1.121,30 2.484,43 5.789,93 7.012,93
Maranhão 1.148 - 3.240 1.938,09 1.148,36 1.886,00 2.675,00 3.240,04
Alagoas 1.045 - 4.050 1.649,66 1.045,00 1.300,00 3.344,00 4.050,35
Sergipe 1.093 - 6.928 2.046,41 1.093,00 1.440,00 5.720,00 6.928,24
Ceará 1.072 - 9.690 2.731,80 1.072,10 1.335,83 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de dança

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensaiar coreografia;
  • preparar o corpo para dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • reciclar professores de dança;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • levantar material sobre o tema;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • selecionar equipe artística;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar dança para amadores;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • realizar oficinas de dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • manter corpo preparado;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • dançar;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • ensinar técnicas corporais;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • improvisar movimentos;
    • recriar passos codificados;
    • selecionar elenco;
    • liderar equipes;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • fixar sequência de movimentos;
    • participar de ensaios gerais;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • supervisionar equipe de música;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • interagir com parceiros de dança;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • coordenar equipes de criação;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • apreender proposta coreográfica;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • investigar linguagens;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • conceber soluções cênicas;


    Setores que mais contratam Professor de dança no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino de esportes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: