Salário para o cargo de Professor de dança
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Professor de dança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Professor de dança

Um Professor de dança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.382,03 e R$ 10.733,98, com a média salarial de R$ 3.859,20 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.859,20 46.310,42 964,80 23,37
1º Quartil 1.382,03 16.584,40 345,51 8,37
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 12,11
3º Quartil 8.186,19 98.234,29 2.046,55 49,57
Teto Salarial 10.733,98 128.807,75 2.683,49 65,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.483 - 9.990 4.589,81 1.483,49 5.000,00 8.247,67 9.989,83
São Paulo - SP 1.284 - 26.430 7.079,83 1.284,15 2.775,91 21.821,18 26.430,47
Brasília - DF 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
Goiânia - GO 1.528 - 13.915 5.462,14 1.528,03 4.070,00 11.488,00 13.914,61
Taquaritinga - SP 1.300 - 2.557 1.700,51 1.299,79 1.756,80 2.111,29 2.557,25
Porto Alegre - RS 2.311 - 5.963 3.816,04 2.311,10 4.015,00 4.923,05 5.962,95
Curitiba - PR 1.212 - 29.475 8.231,82 1.212,11 3.834,38 24.334,44 29.474,60
Salvador - BA 1.120 - 2.682 1.549,38 1.120,33 1.394,31 2.214,47 2.682,23
Belém - PA 1.076 - 7.347 2.987,41 1.076,40 1.800,00 6.065,70 7.346,96
São Gabriel do Oeste - MS 1.443 - 4.593 2.531,11 1.443,07 2.252,70 3.792,09 4.593,09
São José dos Campos - SP 1.134 - 1.536 1.200,53 1.134,23 1.200,00 1.268,41 1.536,33
Palmas - TO 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Manaus - AM 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Vitoria - ES 2.461 - 9.593 5.537,49 2.460,75 5.750,00 7.920,00 9.592,94
Campinas - SP 1.068 - 6.056 2.706,90 1.067,55 2.672,37 5.000,00 6.056,15
Belo Horizonte - MG 1.048 - 13.324 6.737,17 1.047,65 9.240,00 11.000,00 13.323,53
Vila Velha - ES 8.415 - 11.221 8.633,11 8.415,00 8.584,40 9.264,20 11.221,08
Natal - RN 1.062 - 6.795 2.752,21 1.061,62 1.237,78 5.610,00 6.795,00
João Pessoa - PB 1.049 - 107.108 17.013,50 1.049,21 2.900,00 88.429,00 107.107,86
Cascavel - PR 1.252 - 2.352 1.587,21 1.252,36 1.519,31 1.941,66 2.351,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 12.696 3.851,52 1.179,97 1.808,40 10.481,81 12.695,89
Rio de Janeiro 1.338 - 12.881 4.904,27 1.337,84 4.917,00 10.634,51 12.880,84
Minas Gerais 1.055 - 7.886 2.632,20 1.055,05 1.575,14 6.510,85 7.886,14
Distrito Federal 1.250 - 6.990 3.075,88 1.250,28 2.368,80 5.770,78 6.989,74
Paraná 1.196 - 18.378 5.061,27 1.196,20 1.800,00 15.172,65 18.377,57
Goiás 1.065 - 12.295 4.236,44 1.064,64 3.017,50 10.150,55 12.294,65
Rio Grande do Sul 1.160 - 5.441 2.694,40 1.160,34 2.034,70 4.492,28 5.441,18
Bahia 1.070 - 3.069 1.547,07 1.070,21 1.232,30 2.533,95 3.069,19
Pará 1.183 - 6.611 3.075,79 1.183,02 3.000,00 5.458,28 6.611,23
Santa Catarina 1.161 - 9.791 3.217,57 1.160,74 1.536,54 8.083,54 9.791,03
Mato Grosso do Sul 1.519 - 5.125 2.591,46 1.519,16 2.252,70 4.230,96 5.124,67
Espírito Santo 3.902 - 18.062 8.410,69 3.902,48 8.415,00 14.912,15 18.062,04
Rio Grande do Norte 504 - 6.795 3.014,15 504,22 2.913,89 5.610,00 6.795,00
Pernambuco 1.255 - 7.514 3.771,69 1.254,97 4.190,77 6.203,27 7.513,58
Paraíba 1.662 - 42.279 11.073,78 1.662,00 3.401,40 34.906,07 42.279,28
Tocantins 2.033 - 8.194 5.428,80 2.032,50 6.342,60 6.765,00 8.193,97
Amazonas 1.045 - 3.329 1.622,09 1.045,00 1.347,50 2.748,37 3.328,91
Maranhão 1.148 - 3.240 1.938,09 1.148,36 1.886,00 2.675,00 3.240,04
Mato Grosso 1.121 - 7.013 2.995,91 1.121,30 2.484,43 5.789,93 7.012,93
Alagoas 1.045 - 4.050 1.649,66 1.045,00 1.300,00 3.344,00 4.050,35
Sergipe 1.093 - 6.928 2.046,41 1.093,00 1.440,00 5.720,00 6.928,24
Ceará 1.072 - 9.690 2.731,80 1.072,10 1.335,83 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de dança

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensaiar coreografia;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensinar dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;

  • Atividades

    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • levantar material sobre o tema;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • ensinar dança para amadores;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • realizar oficinas de dança;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • coordenar equipes de criação;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • participar de ensaios gerais;
    • selecionar elenco;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • manter corpo preparado;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • liderar equipes;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • dançar;
    • interagir com parceiros de dança;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • investigar linguagens;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • trabalhar em equipe;
    • fixar sequência de movimentos;
    • reciclar professores de dança;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • improvisar movimentos;
    • recriar passos codificados;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • selecionar equipe artística;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • apreender proposta coreográfica;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • conceber soluções cênicas;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • selecionar técnicas corporais;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • ensinar técnicas corporais;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • supervisionar equipe de música;
    • conhecer seus limites psicofísicos;


    Setores que mais contratam Professor de dança no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino de esportes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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