Salário para o cargo de Bailarino (exceto danças populares)
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino (exceto danças populares) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino (exceto danças populares)

Um Bailarino (exceto danças populares) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.325,25 e R$ 16.823,54, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino (exceto danças populares)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.325,25 15.903,05 331,31 6,80
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 12.830,35 153.964,21 3.207,59 65,84
Teto Salarial 16.823,54 201.882,49 4.205,89 86,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino (exceto danças populares)

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • conceber projeto cênico em dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensaiar coreografia;
  • ensinar dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • preparar o corpo para dança;

  • Atividades

    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar dança para amadores;
    • levantar material sobre o tema;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • ensinar técnicas corporais;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • manter corpo preparado;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • participar de ensaios gerais;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • apreender proposta coreográfica;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • fixar sequência de movimentos;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • conceber soluções cênicas;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • reciclar professores de dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • selecionar equipe artística;
    • recriar passos codificados;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • investigar linguagens;
    • improvisar movimentos;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de música;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • interagir com parceiros de dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • selecionar elenco;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • selecionar técnicas corporais;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • liderar equipes;
    • realizar oficinas de dança;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • coordenar equipes de criação;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • dançar;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;


    Setores que mais contratam Bailarino (exceto danças populares) no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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