Salário para o cargo de Bailarino (exceto danças populares)
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino (exceto danças populares) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino (exceto danças populares)

Um Bailarino (exceto danças populares) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.479,43 e R$ 13.409,28, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino (exceto danças populares)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.479,43 17.753,16 369,86 7,59
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 10.226,49 122.717,87 2.556,62 52,48
Teto Salarial 13.409,28 160.911,36 3.352,32 68,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino (exceto danças populares)

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensaiar coreografia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensinar dança;

  • Atividades

    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar dança para amadores;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • recriar passos codificados;
    • coordenar equipes de criação;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • manter corpo preparado;
    • selecionar equipe artística;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • improvisar movimentos;
    • selecionar elenco;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • conceber soluções cênicas;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • reciclar professores de dança;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • investigar linguagens;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • fixar sequência de movimentos;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • dançar;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • liderar equipes;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • participar de ensaios gerais;
    • apreender proposta coreográfica;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • trabalhar em equipe;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • ensinar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • supervisionar equipe de música;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • levantar material sobre o tema;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • interagir com parceiros de dança;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • realizar oficinas de dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • conhecer seus limites psicofísicos;


    Setores que mais contratam Bailarino (exceto danças populares) no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Atividades de televisão aberta
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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