Salário para o cargo de Assistente de coreografia
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-05

Assistente de coreografia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Assistente de coreografia

Um Assistente de coreografia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,19 e R$ 15.328,28, com a média salarial de R$ 3.835,05 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de coreografia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.835,05 46.020,55 958,76 18,39
1º Quartil 1.167,19 14.006,28 291,80 5,60
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,19
3º Quartil 11.690,00 140.280,00 2.922,50 56,05
Teto Salarial 15.328,28 183.939,34 3.832,07 73,49


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 2.422 1.617,90 1.500,00 1.507,10 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.118 - 2.237 1.466,71 1.117,98 1.500,00 1.846,60 2.236,66


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de coreografia

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • conceber projeto cênico em dança;
  • ensaiar coreografia;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensinar dança;

  • Atividades

    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • realizar oficinas de dança;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • ensinar técnicas corporais;
    • dançar;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar elenco;
    • selecionar técnicas corporais;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • levantar material sobre o tema;
    • liderar equipes;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • apreender proposta coreográfica;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • interagir com parceiros de dança;
    • manter corpo preparado;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • reciclar professores de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • supervisionar equipe de música;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • fixar sequência de movimentos;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ensinar dança para amadores;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • desenvolver ideia ou tema;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • trabalhar em equipe;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • coordenar equipes de criação;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • improvisar movimentos;
    • recriar passos codificados;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • investigar linguagens;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • participar de ensaios gerais;
    • selecionar equipe artística;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • conceber soluções cênicas;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;


    Setores que mais contratam Assistente de coreografia no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Ensino de dança
    • Serviços ambulantes de alimentação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Ensino fundamental
    • Fabricação de aditivos de uso industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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