Salário para o cargo de Assistente de coreografia
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-05

Assistente de coreografia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Assistente de coreografia

Um Assistente de coreografia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,19 e R$ 15.328,28, com a média salarial de R$ 3.835,05 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de coreografia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.835,05 46.020,55 958,76 18,39
1º Quartil 1.167,19 14.006,28 291,80 5,60
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,19
3º Quartil 11.690,00 140.280,00 2.922,50 56,05
Teto Salarial 15.328,28 183.939,34 3.832,07 73,49


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 2.422 1.617,90 1.500,00 1.507,10 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.118 - 2.237 1.466,71 1.117,98 1.500,00 1.846,60 2.236,66


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de coreografia

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • conceber projeto cênico em dança;
  • ensaiar coreografia;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar o corpo para dança;

  • Atividades

    • reciclar professores de dança;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • realizar oficinas de dança;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • manter corpo preparado;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • conceber soluções cênicas;
    • supervisionar equipe de música;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • recriar passos codificados;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • improvisar movimentos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • investigar linguagens;
    • ensinar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • apreender proposta coreográfica;
    • selecionar equipe artística;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ensinar dança para amadores;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • interagir com parceiros de dança;
    • selecionar elenco;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • liderar equipes;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • levantar material sobre o tema;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • participar de ensaios gerais;
    • dançar;
    • trabalhar em equipe;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • selecionar técnicas corporais;
    • coordenar equipes de criação;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • fixar sequência de movimentos;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);


    Setores que mais contratam Assistente de coreografia no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Ensino de dança
    • Serviços ambulantes de alimentação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Ensino fundamental
    • Fabricação de aditivos de uso industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista