Salário para o cargo de Bailarino intérprete
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino intérprete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino intérprete

Um Bailarino intérprete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.325,25 e R$ 16.823,54, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino intérprete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.325,25 15.903,05 331,31 6,80
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 12.830,35 153.964,21 3.207,59 65,84
Teto Salarial 16.823,54 201.882,49 4.205,89 86,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino intérprete

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • ensinar dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • recriar passos codificados;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • apreender proposta coreográfica;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • conceber soluções cênicas;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • selecionar equipe artística;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • supervisionar equipe de música;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • investigar linguagens;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • realizar oficinas de dança;
    • manter corpo preparado;
    • interagir com parceiros de dança;
    • levantar material sobre o tema;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • fixar sequência de movimentos;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • coordenar equipes de criação;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • participar de ensaios gerais;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • ensinar técnicas corporais;
    • liderar equipes;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • improvisar movimentos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • dançar;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • reciclar professores de dança;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • selecionar elenco;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • desenvolver ideia ou tema;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar dança para amadores;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;


    Setores que mais contratam Bailarino intérprete no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: