Salário para o cargo de Bailarino intérprete
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino intérprete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino intérprete

Um Bailarino intérprete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.325,25 e R$ 16.823,54, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino intérprete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.325,25 15.903,05 331,31 6,80
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 12.830,35 153.964,21 3.207,59 65,84
Teto Salarial 16.823,54 201.882,49 4.205,89 86,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino intérprete

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • preparar o corpo para dança;
  • ensaiar coreografia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • conceber projeto cênico em dança;

  • Atividades

    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • investigar linguagens;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • apreender proposta coreográfica;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • interagir com parceiros de dança;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • recriar passos codificados;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • improvisar movimentos;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • trabalhar em equipe;
    • reciclar professores de dança;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • ensinar dança para amadores;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • coordenar equipes de criação;
    • supervisionar equipe de música;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • selecionar elenco;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • realizar oficinas de dança;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • liderar equipes;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • fixar sequência de movimentos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • selecionar equipe artística;
    • dançar;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • levantar material sobre o tema;
    • selecionar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • participar de ensaios gerais;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • conceber soluções cênicas;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • manter corpo preparado;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • ensinar técnicas corporais;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;


    Setores que mais contratam Bailarino intérprete no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista