Salário para o cargo de Bailarino intérprete
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino intérprete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Bailarino intérprete

Um Bailarino intérprete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.479,43 e R$ 13.409,28, com a média salarial de R$ 4.522,23 e o salário mediana em R$ 1.959,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarino intérprete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.522,23 54.266,73 1.130,56 23,20
1º Quartil 1.479,43 17.753,16 369,86 7,59
Salário Mediana 1.959,36 23.512,32 489,84 10,05
3º Quartil 10.226,49 122.717,87 2.556,62 52,48
Teto Salarial 13.409,28 160.911,36 3.352,32 68,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Porto Seguro - BA 1.678 - 2.465 1.854,81 1.677,56 1.800,00 2.035,44 2.465,38
Foz do Iguaçu - PR 1.345 - 1.761 1.394,03 1.345,20 1.389,00 1.454,18 1.761,34
Joinville - SC 1.409 - 2.150 1.544,00 1.408,75 1.533,05 1.774,93 2.149,84
Natal - RN 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32
Itajaí - SC 2.532 - 3.067 2.531,75 2.531,75 2.531,75 2.531,75 3.066,53
São Paulo - SP 1.411 - 7.416 3.007,16 1.410,96 2.289,87 6.122,29 7.415,50
Iretama - PR 1.275 - 2.135 1.396,97 1.275,00 1.275,00 1.762,87 2.135,24
Salvador - BA 1.074 - 1.405 1.113,48 1.073,71 1.100,00 1.160,00 1.405,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.178 - 4.213 2.687,69 2.178,18 2.600,00 3.478,13 4.212,81
Santa Catarina 1.410 - 3.067 1.915,32 1.409,50 1.533,05 2.531,75 3.066,53
Bahia 1.279 - 2.697 1.801,37 1.279,10 1.800,00 2.226,80 2.697,16
Paraná 1.275 - 2.443 1.496,79 1.275,00 1.389,00 2.017,27 2.443,38
São Paulo 1.428 - 125.636 26.118,32 1.427,83 1.507,68 103.726,17 125.636,25
Rio Grande do Norte 1.317 - 1.636 1.343,68 1.316,99 1.350,96 1.350,96 1.636,32


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino intérprete

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensaiar coreografia;
  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • desenvolver sensibilidade artística;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • dançar;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • conceber soluções cênicas;
    • interagir com parceiros de dança;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • participar de ensaios gerais;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • apreender proposta coreográfica;
    • selecionar equipe artística;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • reciclar professores de dança;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • supervisionar equipe de música;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • realizar oficinas de dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • liderar equipes;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • improvisar movimentos;
    • coordenar equipes de criação;
    • selecionar técnicas corporais;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • selecionar elenco;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • ensinar dança para amadores;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • levantar material sobre o tema;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • ensinar técnicas corporais;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • investigar linguagens;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • manter corpo preparado;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • recriar passos codificados;
    • fixar sequência de movimentos;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;


    Setores que mais contratam Bailarino intérprete no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Produção de espetáculos de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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