Salário para o cargo de Coreógrafo
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Coreógrafo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Coreógrafo

Um Coreógrafo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,62 e R$ 4.569,24, com a média salarial de R$ 2.513,77 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coreógrafo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.513,77 30.165,21 628,44 15,11
1º Quartil 1.766,62 21.199,41 441,65 10,62
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 13,22
3º Quartil 3.484,70 41.816,34 871,17 20,94
Teto Salarial 4.569,24 54.830,84 1.142,31 27,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.946 - 4.235 3.129,26 2.945,60 2.945,60 3.496,59 4.235,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.796 - 4.235 2.938,80 1.796,00 2.945,60 3.496,59 4.235,17
São Paulo 1.725 - 4.845 2.464,95 1.724,77 2.200,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Coreógrafo

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • preparar o corpo para dança;

  • Atividades

    • supervisionar equipe de iluminação;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • coordenar equipes de criação;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • dançar;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • recriar passos codificados;
    • ensinar técnicas corporais;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • trabalhar em equipe;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • apreender proposta coreográfica;
    • liderar equipes;
    • reciclar professores de dança;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • realizar oficinas de dança;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • selecionar equipe artística;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • manter corpo preparado;
    • improvisar movimentos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • conceber soluções cênicas;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • selecionar elenco;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • investigar linguagens;
    • selecionar técnicas corporais;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • ensinar dança para amadores;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • fixar sequência de movimentos;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • supervisionar equipe de música;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • participar de ensaios gerais;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • levantar material sobre o tema;
    • interagir com parceiros de dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;


    Setores que mais contratam Coreógrafo no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino fundamental
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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