Salário para o cargo de Coreógrafo
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Coreógrafo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Coreógrafo

Um Coreógrafo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.993,25 e R$ 4.333,61, com a média salarial de R$ 2.513,77 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coreógrafo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.513,77 30.165,21 628,44 15,11
1º Quartil 1.993,25 23.918,97 498,31 11,98
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 13,22
3º Quartil 3.305,00 39.659,96 826,25 19,86
Teto Salarial 4.333,61 52.003,33 1.083,40 26,05


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.946 - 4.235 3.129,26 2.945,60 2.945,60 3.496,59 4.235,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.796 - 4.235 2.938,80 1.796,00 2.945,60 3.496,59 4.235,17
São Paulo 1.725 - 4.845 2.464,95 1.724,77 2.200,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Coreógrafo

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • realizar apresentação pública de dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • conceber projeto cênico em dança;

  • Atividades

    • conceber soluções cênicas;
    • selecionar elenco;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • ensinar dança para amadores;
    • manter corpo preparado;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • liderar equipes;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • selecionar técnicas corporais;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • trabalhar em equipe;
    • reciclar professores de dança;
    • ensinar técnicas corporais;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • dançar;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • investigar linguagens;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • interagir com parceiros de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • coordenar equipes de criação;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • recriar passos codificados;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • supervisionar equipe de música;
    • levantar material sobre o tema;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • apreender proposta coreográfica;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • improvisar movimentos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar equipe artística;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • fixar sequência de movimentos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • realizar oficinas de dança;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • participar de ensaios gerais;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;


    Setores que mais contratam Coreógrafo no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino fundamental
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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