Salário para o cargo de Analista de pesquisa de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de pesquisa de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de pesquisa de mercado

Um Analista de pesquisa de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de pesquisa de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de pesquisa de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar campanhas de vendas;
    • revisar planos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • representar empresa publicamente;
    • negociar com partes interessadas;
    • realizar escuta ativa;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • gerir lucratividade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • identificar necessidade de recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar mídias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer política comercial;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar resultados da equipe;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • pensar estrategicamente;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • captar recursos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • formular plano de incentivos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • mediar conflitos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar criatividade;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • estabelecer diálogo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • trabalhar em equipe;
    • examinar currículos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • analisar contexto;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar orçamentos;
    • negociar com clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • tomar decisões;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • liderar pessoas;
    • agir com empatia;
    • contratar serviços de terceiros;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • entrevistar candidatos;
    • administrar orçamentos;
    • analisar cenários;
    • dimensionar equipe;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • mapear processo de decisão;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar relatórios;
    • gerenciar equipes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • saber ouvir;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • checar informações para divulgação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • monitorar contratos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • delegar atribuições;
    • cobrar ações;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • administrar conflitos entre partes;


    Setores que mais contratam Analista de pesquisa de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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