Salário para o cargo de Teleoperador de marketing (híbrido)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de marketing (híbrido) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de marketing (híbrido)

Um Teleoperador de marketing (híbrido) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.042,92 e R$ 1.905,08, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de marketing (híbrido)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.042,92 12.515,00 260,73 5,75
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.452,90 17.434,74 363,22 8,01
Teto Salarial 1.905,08 22.860,95 476,27 10,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de marketing (híbrido)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cadastrar clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;

  • Atividades

    • negociar valor de débitos;
    • atualizar listas;
    • finalizar contato;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar empatia;
    • argumentar com o cliente;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar triagem de atendimento;
    • confirmar dados;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • avaliar perfil de consumo;
    • administrar conflitos;
    • identificar-se ao cliente;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • acionar serviços emergenciais;
    • registrar informações com precisão;
    • finalizar pendência técnica;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • demonstrar objetividade;
    • negociar datas de pagamento;
    • apresentar produtos e serviços;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • informar sanções contratuais;
    • identificar clientes potenciais;
    • oferecer benefícios variados;
    • identificar problemas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • abordar o cliente;
    • confirmar dados cadastrais;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar questionário;
    • comunicar débitos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • orientar o usuário;
    • registrar respostas em papel;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • negociar descontos;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • trabalhar em equipe;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • consultar manuais;
    • informar prazo de entrega;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • direcionar atendimento;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • depurar informações;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • descrever o produto;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • esclarecer dúvidas;
    • oferecer vantagens;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • tomar decisões;
    • finalizar pendências de serviços;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • solicitar informações ao cliente;
    • efetivar a venda;
    • autocontrolar-se;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar histórico;
    • consultar supervisor;
    • calcular encargos do débito;
    • consultar área técnica;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • informar restrições ao crédito;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • fornecer informações;


    Setores que mais contratam Teleoperador de marketing (híbrido) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: