Salário para o cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.247,28, com a média salarial de R$ 1.513,16 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.513,16 18.157,91 378,29 8,26
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
3º Quartil 1.713,87 20.566,42 428,47 9,36
Teto Salarial 2.247,28 26.967,31 561,82 12,27


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.413 - 2.560 1.615,33 1.412,70 1.416,00 2.113,19 2.559,55
Curitiba - PR 1.412 - 1.810 1.432,51 1.412,00 1.412,00 1.494,02 1.809,61
Montes Claros - MG 1.412 - 1.715 1.412,91 1.412,00 1.412,00 1.415,66 1.714,69
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.940 1.459,43 1.412,00 1.412,00 1.601,77 1.940,11
Barueri - SP 1.412 - 2.395 1.561,70 1.412,00 1.416,00 1.977,03 2.394,64
Uberlândia - MG 1.412 - 1.825 1.435,78 1.412,00 1.412,00 1.507,13 1.825,48
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.367 1.595,31 1.412,00 1.500,00 1.954,56 2.367,42
Florianópolis - SC 1.412 - 1.969 1.465,44 1.412,00 1.412,00 1.625,77 1.969,19
Teresina - PI 1.412 - 1.719 1.413,81 1.412,00 1.412,00 1.419,24 1.719,03
Salvador - BA 1.412 - 2.060 1.484,26 1.412,00 1.412,00 1.700,42 2.059,60
João Pessoa - PB 1.412 - 1.855 1.441,93 1.412,00 1.412,00 1.531,77 1.855,32
São Caetano do Sul - SP 1.414 - 2.320 1.553,75 1.414,24 1.416,00 1.915,19 2.319,74
Vitoria - ES 1.412 - 1.835 1.454,34 1.412,00 1.447,00 1.514,95 1.834,95
Campinas - SP 1.413 - 2.255 1.526,68 1.413,37 1.416,00 1.861,70 2.254,95
Osasco - SP 1.416 - 1.979 1.476,77 1.415,89 1.416,00 1.633,49 1.978,53
Maceió - AL 1.412 - 1.829 1.436,42 1.412,00 1.412,00 1.509,75 1.828,65
Nossa Senhora do Socorro - SE 1.412 - 1.711 1.412,20 1.412,00 1.412,00 1.412,78 1.711,21
Goiânia - GO 1.412 - 1.935 1.458,41 1.412,00 1.412,00 1.597,78 1.935,28
Mogi das Cruzes - SP 1.412 - 1.754 1.421,31 1.412,00 1.412,00 1.448,24 1.754,15
Bauru - SP 1.416 - 1.920 1.471,63 1.415,62 1.443,00 1.585,02 1.919,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.399 1.570,91 1.412,10 1.416,00 1.980,43 2.398,76
Minas Gerais 1.412 - 1.839 1.438,66 1.412,00 1.412,00 1.518,66 1.839,44
Paraná 1.412 - 1.856 1.442,04 1.412,00 1.412,00 1.532,16 1.855,80
Santa Catarina 1.412 - 2.276 1.548,34 1.412,00 1.412,00 1.879,30 2.276,26
Rio de Janeiro 1.412 - 2.339 1.586,66 1.412,00 1.500,00 1.930,96 2.338,83
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.244 1.527,58 1.412,00 1.412,00 1.853,01 2.244,42
Paraíba 1.412 - 1.898 1.450,68 1.412,00 1.412,00 1.566,78 1.897,73
Bahia 1.412 - 1.997 1.471,19 1.412,00 1.412,00 1.648,82 1.997,10
Alagoas 1.412 - 1.785 1.427,32 1.412,00 1.412,00 1.473,30 1.784,50
Piauí 1.412 - 1.805 1.431,62 1.412,00 1.412,00 1.490,51 1.805,35
Espírito Santo 1.412 - 1.888 1.464,87 1.412,00 1.447,00 1.558,89 1.888,18
Ceará 1.412 - 1.843 1.439,54 1.412,00 1.412,00 1.521,55 1.842,95
Sergipe 1.412 - 1.736 1.417,32 1.412,00 1.412,00 1.433,29 1.736,04
Goiás 1.412 - 1.959 1.463,31 1.412,00 1.412,00 1.617,43 1.959,08
Pernambuco 1.412 - 1.894 1.451,18 1.412,00 1.412,00 1.563,88 1.894,22
Maranhão 1.412 - 1.758 1.421,79 1.412,00 1.412,00 1.451,17 1.757,70
Distrito Federal 1.412 - 2.358 1.586,24 1.412,00 1.488,00 1.946,66 2.357,86
Rio Grande do Sul 1.449 - 2.503 1.699,62 1.449,09 1.650,00 2.066,87 2.503,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 1.882 1.447,37 1.412,00 1.412,00 1.553,46 1.881,60
Acre 1.412 - 1.718 1.413,56 1.412,00 1.412,00 1.418,26 1.717,84
Mato Grosso 1.414 - 2.182 1.528,15 1.413,87 1.440,00 1.801,36 2.181,86
Amazonas 1.412 - 2.010 1.498,51 1.412,00 1.450,00 1.659,50 2.010,04
Pará 1.412 - 2.079 1.504,19 1.412,00 1.419,00 1.716,83 2.079,48
Rondônia 1.423 - 2.359 1.619,57 1.422,65 1.600,00 1.947,36 2.358,70
Roraima 1.419 - 1.863 1.453,06 1.418,67 1.428,00 1.538,28 1.863,21
Tocantins 1.412 - 2.455 1.600,01 1.412,00 1.481,00 2.026,48 2.454,53
Amapá 1.412 - 1.833 1.449,73 1.412,00 1.447,00 1.513,08 1.832,68


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • demonstrar clareza de dicção;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • negociar valor de débitos;
    • finalizar pendências de serviços;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • direcionar atendimento;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • confirmar dados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • atualizar listas;
    • aplicar questionário;
    • registrar informações com precisão;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • administrar conflitos;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • seguir o código de ética;
    • informar restrições ao crédito;
    • orientar o usuário;
    • informar prazo de entrega;
    • descrever o produto;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • acionar serviços emergenciais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar paciência;
    • esclarecer dúvidas;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • solicitar informações ao cliente;
    • depurar informações;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • definir formas de pagamento;
    • informar relação custo-benefício;
    • consultar histórico;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • autocontrolar-se;
    • apresentar produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • negociar descontos;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • calcular encargos do débito;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • oferecer soluções;
    • fornecer informações;
    • identificar problemas;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • oferecer vantagens;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • identificar-se ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • tomar decisões;
    • comunicar débitos;
    • finalizar contato;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • orientar usuário de telefonia;
    • consultar manuais;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • negociar datas de pagamento;
    • identificar clientes potenciais;
    • realizar triagem de atendimento;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • finalizar pendência técnica;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • informar sanções contratuais;
    • oferecer benefícios variados;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • consultar supervisor;
    • argumentar com o cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • efetivar a venda;
    • avaliar perfil de consumo;


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços advocatícios
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Administração de cartões de crédito




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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