Salário para o cargo de Telefonista-monitor
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Telefonista-monitor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista-monitor

Um Telefonista-monitor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista-monitor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista-monitor

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • preencher bilhete;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • propor medidas corretivas;
    • digitar mensagem;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • programar mensagem;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • dominar o idioma inglês;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • transmitir recados;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • fazer monitoria ativa;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • acionar despertador automático;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • sugerir agenda de folgas;
    • interceptar ligações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar tipo de chamada;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • demonstrar cordialidade;
    • elaborar revezamento;
    • anotar recados;
    • informar alteração de número telefônico;
    • identificar origem da chamada;
    • identificar necessidades do cliente;
    • saudar o cliente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar números de telefones internos;
    • atualizar código de grupo;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • ouvir o cliente;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • documentar serviços prestados;
    • programar pabx;
    • retransmitir mensagens;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • simular situações reais;
    • demonstrar entusiasmo;
    • adequar o tom de voz;
    • demonstrar segurança;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • atualizar cadastro;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • localizar pessoas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • manter sigilo;
    • redigir ordens de serviço;
    • demonstrar prontidão;
    • acompanhar ligação;
    • transmitir informações corretamente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • trocar senha do cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • acessar códigos;
    • preencher boleto de tarifa;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • bloquear ligações;
    • orientar trajeto do motorista;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • identificar pontos de melhoria;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • controlar frequência de funcionários;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar ramais;
    • cadastrar números de telefones;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar objetividade;
    • informar tarifas;
    • registrar pendências de informações;
    • registrar reclamações de trote;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • elaborar relatórios mensais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • consultar código de grupo;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar horário de atendimento;
    • demonstrar pontualidade;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar paciência;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • participar de cursos específicos;
    • lançar ligações manualmente;
    • demonstrar agilidade;
    • pronunciar-se claramente;
    • operar pabx;
    • falar formalmente;
    • informar fuso-horário;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • gravar informações;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • digitar teclados;
    • enviar correio eletrônico;
    • enviar mensagens;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • ler mensagem para cliente;


    Setores que mais contratam Telefonista-monitor no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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