Salário para o cargo de Operador bilíngüe (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador bilíngüe (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador bilíngüe (telefonia)

Um Operador bilíngüe (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.073,58 e R$ 2.223,52, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador bilíngüe (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.073,58 12.882,96 268,39 5,79
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.695,75 20.348,98 423,94 9,15
Teto Salarial 2.223,52 26.682,20 555,88 12,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Manaus - AM 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador bilíngüe (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • identificar-se (nome do atendente);
    • transmitir informações corretamente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar cordialidade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • acompanhar ligação;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • acionar despertador automático;
    • retransmitir mensagens;
    • identificar origem da chamada;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • operar pabx;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar objetividade;
    • consultar terminal de informações;
    • controlar frequência de funcionários;
    • identificar necessidades do cliente;
    • elaborar revezamento;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar números de telefones internos;
    • bloquear ligações;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • digitar teclados;
    • demonstrar prontidão;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • adequar o tom de voz;
    • informar alteração de número telefônico;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • programar pabx;
    • demonstrar autocontrole;
    • programar mensagem;
    • lançar ligações manualmente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • atualizar cadastro;
    • informar fuso-horário;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar agilidade;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • retornar contato com cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • ler mensagem para cliente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • gravar informações;
    • enviar correio eletrônico;
    • elaborar relatórios mensais;
    • saudar o cliente;
    • registrar pendências de informações;
    • demonstrar paciência;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • participar de cursos específicos;
    • cadastrar números de telefones;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • acessar códigos;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • demonstrar pontualidade;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • informar tarifas;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • pronunciar-se claramente;
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • dominar o idioma inglês;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • relatar informações de troca de turno;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • enviar mensagens;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • informar ramais;
    • consultar código de grupo;
    • anotar recados;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • monitorar tempo de pausa;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • identificar tipo de chamada;
    • interceptar ligações;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • transmitir recados;
    • falar formalmente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • fazer monitoria ativa;
    • simular situações reais;
    • documentar serviços prestados;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • manter sigilo;
    • propor medidas corretivas;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • registrar reclamações de trote;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • transferir chamadas internas e externas;
    • preencher bilhete;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • demonstrar imparcialidade;
    • atualizar código de grupo;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar horário de atendimento;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar segurança;
    • redigir ordens de serviço;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • localizar pessoas;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • sugerir agenda de folgas;
    • digitar mensagem;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar entusiasmo;
    • trocar senha do cliente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;


    Setores que mais contratam Operador bilíngüe (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo