Salário para o cargo de Operador bilíngüe (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador bilíngüe (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador bilíngüe (telefonia)

Um Operador bilíngüe (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.359,34, com a média salarial de R$ 1.541,95 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador bilíngüe (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.541,95 18.503,43 385,49 8,45
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
3º Quartil 1.799,33 21.591,97 449,83 9,86
Teto Salarial 2.359,34 28.312,03 589,83 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 2.398 1.568,88 1.412,00 1.412,00 1.979,50 2.397,63
Fortaleza - CE 1.412 - 1.765 1.423,39 1.412,00 1.412,00 1.457,56 1.765,45
Curitiba - PR 1.412 - 2.119 1.496,37 1.412,00 1.412,00 1.749,47 2.119,01
Campina Grande - PB 1.412 - 1.711 1.412,12 1.412,00 1.412,00 1.412,46 1.710,82
Barueri - SP 1.412 - 2.297 1.538,66 1.412,00 1.412,00 1.896,69 2.297,33
Brasília - DF 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Vitoria - ES 1.626 - 2.009 1.634,63 1.626,00 1.626,76 1.658,37 2.008,67
Rio de Janeiro - RJ 1.454 - 2.759 1.690,19 1.453,83 1.505,00 2.277,58 2.758,68
Goiânia - GO 1.412 - 2.098 1.506,00 1.412,00 1.412,00 1.732,01 2.097,86
Belo Horizonte - MG 1.415 - 2.088 1.540,52 1.415,40 1.568,00 1.724,10 2.088,28
Belém - PA 1.608 - 2.066 1.682,21 1.608,06 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Porto Alegre - RS 1.593 - 2.264 1.743,89 1.592,94 1.723,09 1.868,94 2.263,71
Santo André - SP 1.433 - 1.931 1.476,99 1.432,80 1.436,00 1.593,87 1.930,54
Paracatu - MG 1.412 - 1.711 1.412,14 1.412,00 1.412,00 1.412,57 1.710,95
São Bernardo do Campo - SP 1.584 - 2.621 1.792,84 1.584,45 1.710,00 2.164,18 2.621,32
Nova Iguaçu - RJ 1.412 - 1.771 1.424,59 1.412,00 1.412,00 1.462,36 1.771,26
Amargosa - BA 1.421 - 1.896 1.466,94 1.420,75 1.422,00 1.565,00 1.895,57
Ribeirão Preto - SP 1.412 - 2.269 1.637,24 1.412,00 1.784,00 1.873,00 2.268,63
Guarulhos - SP 1.545 - 3.052 1.898,98 1.544,75 1.591,00 2.519,38 3.051,54
Florianópolis - SC 1.412 - 1.873 1.444,67 1.412,00 1.412,00 1.546,75 1.873,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.410 1.573,91 1.412,00 1.412,00 1.989,34 2.409,54
Ceará 1.412 - 1.765 1.423,38 1.412,00 1.412,00 1.457,57 1.765,45
Paraná 1.412 - 2.138 1.500,16 1.412,00 1.412,00 1.765,55 2.138,49
Paraíba 1.412 - 1.722 1.414,40 1.412,00 1.412,00 1.421,58 1.721,86
Rio de Janeiro 1.413 - 3.735 1.874,45 1.413,02 1.505,00 3.083,44 3.734,76
Espírito Santo 1.616 - 2.042 1.639,06 1.615,93 1.626,76 1.685,56 2.041,60
Distrito Federal 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Minas Gerais 1.412 - 2.091 1.510,32 1.412,00 1.429,00 1.726,43 2.091,10
Goiás 1.412 - 2.034 1.490,18 1.412,00 1.412,00 1.679,68 2.034,48
Bahia 1.412 - 1.902 1.468,88 1.412,00 1.426,00 1.570,55 1.902,29
Rio Grande do Sul 1.638 - 2.523 1.831,54 1.638,21 1.851,00 2.083,26 2.523,31
Santa Catarina 1.412 - 2.787 1.809,92 1.412,00 1.760,00 2.300,61 2.786,57
Pará 1.573 - 2.066 1.669,72 1.572,58 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Pernambuco 1.466 - 2.670 1.751,39 1.466,17 1.480,00 2.204,17 2.669,75
Sergipe 1.412 - 1.813 1.432,44 1.412,00 1.412,00 1.497,17 1.813,41
Mato Grosso 1.471 - 3.538 1.915,08 1.471,00 1.506,00 2.921,32 3.538,39
Mato Grosso do Sul 1.690 - 2.311 1.830,18 1.689,50 1.858,00 1.908,25 2.311,33
Alagoas 1.412 - 1.767 1.426,93 1.412,00 1.412,00 1.458,67 1.766,78
Acre 1.515 - 2.121 1.575,13 1.515,00 1.515,00 1.751,00 2.120,86
Amazonas 1.425 - 1.999 1.605,00 1.425,00 1.650,00 1.650,00 1.998,53


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador bilíngüe (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • transmitir informações corretamente;
    • monitorar tempo de pausa;
    • especificar atendimentos diários;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar agilidade;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • dominar o idioma inglês;
    • redigir ordens de serviço;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • demonstrar paciência;
    • preencher boleto de tarifa;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • ler mensagem para cliente;
    • elaborar relatórios mensais;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • otimizar distribuição de operadores;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • digitar teclados;
    • saudar o cliente;
    • consultar código de grupo;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • elaborar revezamento;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • gravar informações;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • registrar pendências de informações;
    • fazer monitoria ativa;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar origem da chamada;
    • bloquear ligações;
    • informar números de telefones internos;
    • orientar trajeto do motorista;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • consultar terminal de informações;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • programar mensagem;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • operar pabx;
    • retransmitir mensagens;
    • participar de cursos específicos;
    • acompanhar ligação;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar prontidão;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar horário de atendimento;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • anotar recados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar ramais;
    • preencher bilhete;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • retornar contato com cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • demonstrar cordialidade;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • manter sigilo;
    • transmitir recados;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • lançar ligações manualmente;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • pronunciar-se claramente;
    • simular situações reais;
    • adequar o tom de voz;
    • informar fuso-horário;
    • atualizar cadastro;
    • falar formalmente;
    • enviar mensagens;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • interceptar ligações;
    • localizar pessoas;
    • acionar despertador automático;
    • relatar informações de troca de turno;
    • sugerir agenda de folgas;
    • identificar tipo de chamada;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • acessar códigos;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar objetividade;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • registrar reclamações de trote;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • informar tarifas;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar pontualidade;
    • documentar serviços prestados;
    • programar pabx;
    • demonstrar segurança;
    • digitar mensagem;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • controlar frequência de funcionários;
    • atualizar código de grupo;
    • trocar senha do cliente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;


    Setores que mais contratam Operador bilíngüe (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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