Salário para o cargo de Agente de tráfego
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Agente de tráfego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Agente de tráfego

Um Agente de tráfego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de tráfego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de tráfego

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • atualizar conta;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • organizar malotes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • distribuir malotes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar interesse;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • acionar serviço de higienização;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar eficiência;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar empatia;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • emitir extrato de contas;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar paciência;
    • imprimir relatórios de controle;
    • coordenar equipe;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar autonomia;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • lançar despesas em contas;
    • verificar cadastro e reserva;
    • internar o paciente;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • registrar acompanhantes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • fechar contas masters;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • conferir documentos com identificação;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • agir com bom senso;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • circular informações internas;
    • demonstrar senso de organização;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • verificar o pedido de internação;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • organizar materiais de trabalho;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • interagir com os outros departamentos;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • bloquear apartamento;
    • receber pagamentos;


    Setores que mais contratam Agente de tráfego no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens