Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • desmontar o aparelho;
    • fazer alongamento;
    • frequentar cursos de atualização;
    • definir equipamentos de segurança;
    • preparar a entrada do artista;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adquirir técnicas para cair;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar tecnologias;
    • desenvolver disciplina;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • misturar os números criando outros;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • trabalhar em equipe;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • confeccionar o aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • conquistar empatia do público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • dar entrevistas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar guarda roupa;
    • fazer concentração;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar aparelhos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • criar maquiagem;
    • selecionar música;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • definir coreografia;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar truques;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • transmitir ética circense;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar materiais;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • montar o aparelho;


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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