Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- produzir o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
Atividades
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- criar guarda roupa;
- conquistar empatia do público;
- trabalhar em equipe;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- fazer aquecimento;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- montar o aparelho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- motivar os alunos;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar truques;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- divulgar o espetáculo ou número;
- desenvolver disciplina;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- respeitar relações de trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar materiais;
- criar maquiagem;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- dar entrevistas;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- definir equipamentos de segurança;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar tecnologias;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- demonstrar determinação para aprender;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- selecionar música;
- perceber as habilidades dos alunos;
- fazer alongamento;
- sincronizar luz e som com a representação;
- definir coreografia;
- respeitar ética profissional;
- fazer concentração;
- adquirir técnicas para cair;
- misturar os números criando outros;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desmontar o aparelho;
- aprender a profissão ensaiando;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar movimentos corporais;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- estabelecer comunicação com o público;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- preparar a entrada do artista;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- transmitir ética circense;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária