Salário para o cargo de Contorcionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Contorcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Contorcionista

Um Contorcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.649,65 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Contorcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.649,65 19.795,74 412,41 7,50
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Contorcionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • motivar os alunos;
    • definir coreografia;
    • fazer concentração;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver disciplina;
    • dar entrevistas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar aparelhos;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • criar maquiagem;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • montar o aparelho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • criar guarda roupa;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer aquecimento;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • misturar os números criando outros;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adquirir técnicas para cair;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar tecnologias;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer alongamento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar ética profissional;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • confeccionar o aparelho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • estabelecer comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • transmitir ética circense;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar materiais;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desmontar o aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • selecionar música;
    • preparar a entrada do artista;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar truques;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;


    Setores que mais contratam Contorcionista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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