Salário para o cargo de Contorcionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Contorcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Contorcionista

Um Contorcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.600,00 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Contorcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.600,00 19.200,00 400,00 7,27
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Contorcionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • misturar os números criando outros;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar guarda roupa;
    • fazer aquecimento;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • motivar os alunos;
    • fazer concentração;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar aparelhos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar materiais;
    • desenvolver disciplina;
    • conquistar empatia do público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • fazer alongamento;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • definir coreografia;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar maquiagem;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • montar o aparelho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • dar entrevistas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar ética profissional;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • selecionar música;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;


    Setores que mais contratam Contorcionista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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