Salário para o cargo de Contorcionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Contorcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Contorcionista

Um Contorcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.600,00 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Contorcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.600,00 19.200,00 400,00 7,27
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Contorcionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • frequentar cursos de atualização;
    • definir coreografia;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • preparar a entrada do artista;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • dar entrevistas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer aquecimento;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer concentração;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • montar o aparelho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • selecionar música;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar truques;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar ética profissional;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar tecnologias;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • criar maquiagem;
    • fazer alongamento;
    • misturar os números criando outros;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • transmitir ética circense;
    • trabalhar em equipe;
    • conquistar empatia do público;
    • desmontar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar guarda roupa;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • motivar os alunos;


    Setores que mais contratam Contorcionista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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