Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • dar entrevistas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer concentração;
    • definir coreografia;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • transmitir ética circense;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • misturar os números criando outros;
    • adquirir técnicas para cair;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • motivar os alunos;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar a entrada do artista;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • definir equipamentos de segurança;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • trabalhar em equipe;
    • montar o aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer alongamento;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • estabelecer comunicação com o público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar materiais;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar truques;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar ética profissional;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • selecionar música;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • criar maquiagem;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • conquistar empatia do público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • criar guarda roupa;
    • fazer aquecimento;
    • confeccionar o aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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