Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar truques;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • dar entrevistas;
    • desmontar o aparelho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar aparelhos;
    • respeitar ética profissional;
    • conquistar empatia do público;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • transmitir ética circense;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • criar maquiagem;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer concentração;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • selecionar música;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • fazer alongamento;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • preparar a entrada do artista;
    • confeccionar o aparelho;
    • montar o aparelho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • definir equipamentos de segurança;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar materiais;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir coreografia;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar guarda roupa;
    • trabalhar em equipe;
    • misturar os números criando outros;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • motivar os alunos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar tecnologias;
    • fazer aquecimento;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artista plástico