Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • preparar a entrada do artista;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • definir coreografia;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • misturar os números criando outros;
    • criar maquiagem;
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • frequentar cursos de atualização;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • confeccionar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer concentração;
    • criar guarda roupa;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • adquirir técnicas para cair;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • fazer alongamento;
    • transmitir ética circense;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar aparelhos;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • desenvolver disciplina;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • fazer aquecimento;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • montar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar tecnologias;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • dar entrevistas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar truques;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • selecionar música;
    • respeitar relações de trabalho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • conquistar empatia do público;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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