Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • transmitir ética circense;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • motivar os alunos;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adquirir técnicas para cair;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • fazer aquecimento;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar materiais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • selecionar música;
    • fazer alongamento;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • definir coreografia;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • misturar os números criando outros;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • dar entrevistas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar truques;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer concentração;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • criar guarda roupa;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar maquiagem;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar ética profissional;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • conquistar empatia do público;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar tecnologias;
    • desmontar o aparelho;
    • preparar a entrada do artista;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • respeitar relações de trabalho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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