Quanto ganha um Cômico de circo
Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.785,60 e R$ 15.261,50, com a média salarial de R$ 6.658,43 e o salário mediana em R$ 3.253,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.658,43 | 79.901,16 | 1.664,61 | 32,48 |
1º Quartil | 2.785,60 | 33.427,20 | 696,40 | 13,59 |
Salário Mediana | 3.253,00 | 39.036,00 | 813,25 | 15,87 |
3º Quartil | 12.600,00 | 151.200,00 | 3.150,00 | 61,46 |
Teto Salarial | 15.261,50 | 183.138,00 | 3.815,38 | 74,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensaiar o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- dar entrevistas;
- selecionar música;
- fazer concentração;
- estabelecer comunicação com o público;
- criar maquiagem;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- misturar os números criando outros;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- criar guarda roupa;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- providenciar material impresso para divulgação;
- pesquisar materiais;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar aparelhos;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar movimentos corporais;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- trabalhar em equipe;
- sincronizar luz e som com a representação;
- divulgar o espetáculo ou número;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- montar o aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- fazer alongamento;
- errar truques para valorização do trabalho;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar truques;
- desenvolver disciplina;
- fazer aquecimento;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- desmontar o aparelho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar ética profissional;
- transmitir ética circense;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar tecnologias;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- motivar os alunos;
- adquirir técnicas para cair;
- preparar a entrada do artista;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- frequentar cursos de atualização;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- definir coreografia;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- confeccionar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- conquistar empatia do público;
Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária