Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Clown

Um Clown trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Clown

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • motivar os alunos;
    • desenvolver disciplina;
    • definir coreografia;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • preparar a entrada do artista;
    • adquirir técnicas para cair;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • selecionar música;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • criar maquiagem;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • conquistar empatia do público;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • confeccionar o aparelho;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • fazer aquecimento;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer concentração;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • estabelecer comunicação com o público;
    • transmitir ética circense;
    • trabalhar em equipe;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar materiais;
    • criar guarda roupa;
    • definir equipamentos de segurança;
    • respeitar ética profissional;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dar entrevistas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • desmontar o aparelho;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar tecnologias;


    Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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