Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Clown

Um Clown trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Clown

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • dar entrevistas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar guarda roupa;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adquirir técnicas para cair;
    • preparar a entrada do artista;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar tecnologias;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • criar maquiagem;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • definir coreografia;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • motivar os alunos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer alongamento;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • desmontar o aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • respeitar ética profissional;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • fazer aquecimento;
    • misturar os números criando outros;
    • respeitar relações de trabalho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • trabalhar em equipe;
    • conquistar empatia do público;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • definir equipamentos de segurança;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • montar o aparelho;
    • fazer concentração;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desenvolver disciplina;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar truques;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • selecionar música;
    • pesquisar aparelhos;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;


    Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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