Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar tecnologias;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver disciplina;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • dar entrevistas;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • selecionar música;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • criar guarda roupa;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • adquirir técnicas para cair;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • respeitar relações de trabalho;
  • confeccionar o aparelho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • definir equipamentos de segurança;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar truques;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • preparar a entrada do artista;
  • frequentar cursos de atualização;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar aparelhos;
  • fazer aquecimento;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • motivar os alunos;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • fazer alongamento;
  • definir coreografia;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • fazer concentração;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • montar o aparelho;
  • desmontar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • perceber as habilidades dos alunos;


Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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