Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Clown

Um Clown trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Clown

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • respeitar relações de trabalho;
    • conquistar empatia do público;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar maquiagem;
    • fazer concentração;
    • definir coreografia;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • definir equipamentos de segurança;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar truques;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar ética profissional;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • criar guarda roupa;
    • preparar a entrada do artista;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • misturar os números criando outros;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • fazer aquecimento;
    • transmitir ética circense;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • confeccionar o aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • fazer alongamento;
    • desmontar o aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar materiais;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • selecionar música;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver disciplina;
    • trabalhar em equipe;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • motivar os alunos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar determinação para aprender;


    Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria