Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- inventar números;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- sincronizar luz e som com a representação;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- conquistar empatia do público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- misturar os números criando outros;
- pesquisar tecnologias;
- selecionar música;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- trabalhar em equipe;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- fazer alongamento;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- desenvolver disciplina;
- respeitar relações de trabalho;
- dar entrevistas;
- pesquisar movimentos corporais;
- desmontar o aparelho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- definir equipamentos de segurança;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- fazer aquecimento;
- montar o aparelho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- preparar a entrada do artista;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- criar maquiagem;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- errar truques para valorização do trabalho;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- divulgar o espetáculo ou número;
- pesquisar materiais;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- providenciar material impresso para divulgação;
- pesquisar aparelhos;
- confeccionar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- motivar os alunos;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- definir coreografia;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- adquirir técnicas para cair;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- respeitar ética profissional;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- perceber as habilidades dos alunos;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- aprender a profissão ensaiando;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- criar guarda roupa;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- transmitir ética circense;
- fazer concentração;
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária