Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Tony de soirée

Um Tony de soirée trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tony de soirée

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • criar guarda roupa;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • dar entrevistas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar ética profissional;
    • definir coreografia;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar materiais;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • misturar os números criando outros;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • montar o aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar truques;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • confeccionar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adquirir técnicas para cair;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • selecionar música;
    • fazer aquecimento;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • conquistar empatia do público;
    • fazer concentração;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar aparelhos;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • motivar os alunos;
    • transmitir ética circense;
    • preparar a entrada do artista;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver disciplina;


    Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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