Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Tony de soirée

Um Tony de soirée trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tony de soirée

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • trabalhar em equipe;
    • selecionar música;
    • frequentar cursos de atualização;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • preparar a entrada do artista;
    • fazer concentração;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar ética profissional;
    • motivar os alunos;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • misturar os números criando outros;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar maquiagem;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar aparelhos;
    • conquistar empatia do público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • dar entrevistas;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar truques;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar tecnologias;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • desmontar o aparelho;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • confeccionar o aparelho;
    • criar guarda roupa;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar materiais;
    • respeitar relações de trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • montar o aparelho;
    • fazer aquecimento;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • definir coreografia;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • adquirir técnicas para cair;
    • transmitir ética circense;


    Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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