Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;

Atividades

  • definir coreografia;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar ética profissional;
  • criar maquiagem;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • fazer concentração;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar aparelhos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dar entrevistas;
  • selecionar música;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • definir equipamentos de segurança;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar materiais;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • frequentar cursos de atualização;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • confeccionar o aparelho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • adquirir técnicas para cair;
  • motivar os alunos;
  • misturar os números criando outros;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • montar o aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • fazer aquecimento;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • desmontar o aparelho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • transmitir ética circense;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar tecnologias;
  • fazer alongamento;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • respeitar relações de trabalho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • criar guarda roupa;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar truques;


Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: