Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Tony de soirée

Um Tony de soirée trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tony de soirée

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • respeitar relações de trabalho;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • confeccionar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar truques;
    • montar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar guarda roupa;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desenvolver disciplina;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • selecionar música;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • conquistar empatia do público;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • definir coreografia;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • motivar os alunos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • preparar a entrada do artista;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar aparelhos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • fazer concentração;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • dar entrevistas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar materiais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • trabalhar em equipe;
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;


    Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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