Salário para o cargo de Trapezista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-55

Trapezista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Trapezista

Um Trapezista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 1.348,74 e o salário mediana em R$ 1.348,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Trapezista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Trapezista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • selecionar música;
    • pesquisar aparelhos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • respeitar relações de trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • preparar a entrada do artista;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • fazer alongamento;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar truques;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar ética profissional;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • desenvolver disciplina;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • motivar os alunos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • criar maquiagem;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • desmontar o aparelho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • fazer concentração;
    • definir coreografia;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • conquistar empatia do público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • criar guarda roupa;
    • confeccionar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar tecnologias;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • montar o aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • fazer aquecimento;
    • transmitir ética circense;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Trapezista no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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