Salário para o cargo de Trapezista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-55

Trapezista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Trapezista

Um Trapezista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 1.348,74 e o salário mediana em R$ 1.348,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Trapezista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Trapezista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • criar maquiagem;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • dar entrevistas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar truques;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • motivar os alunos;
    • frequentar cursos de atualização;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • definir coreografia;
    • desmontar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • montar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • transmitir ética circense;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • selecionar música;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar materiais;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • misturar os números criando outros;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • trabalhar em equipe;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • respeitar relações de trabalho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar tecnologias;
    • fazer concentração;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • preparar a entrada do artista;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer alongamento;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • fazer aquecimento;
    • definir equipamentos de segurança;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar ética profissional;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar aparelhos;
    • adquirir técnicas para cair;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;


    Setores que mais contratam Trapezista no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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