Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Acrobata

Um Acrobata trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 972,90 e R$ 3.065,45, com a média salarial de R$ 1.478,19 e o salário mediana em R$ 1.377,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Acrobata

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.478,19 17.738,30 369,55 7,05
1º Quartil 972,90 11.674,81 243,23 4,64
Salário Mediana 1.377,20 16.526,40 344,30 6,57
3º Quartil 2.337,84 28.054,10 584,46 11,16
Teto Salarial 3.065,45 36.785,37 766,36 14,63


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Garibaldi - RS 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiás 1.045 - 1.827 1.317,80 1.045,00 1.400,00 1.508,41 1.827,03
Rio Grande do Sul 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar materiais;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • frequentar cursos de atualização;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • criar guarda roupa;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • misturar os números criando outros;
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • definir equipamentos de segurança;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • conquistar empatia do público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • fazer alongamento;
    • fazer aquecimento;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • motivar os alunos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desmontar o aparelho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • transmitir ética circense;
    • dar entrevistas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar aparelhos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • selecionar música;
    • adquirir técnicas para cair;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • trabalhar em equipe;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar truques;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar relações de trabalho;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • respeitar ética profissional;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • fazer concentração;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • definir coreografia;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • montar o aparelho;


    Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

    • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de condicionamento físico
    • Outras atividades de ensino
    • Armazéns gerais - emissão de warrant
    • Fabricação de calçados de couro
    • Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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