Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Acrobata

Um Acrobata trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.540,94 e R$ 4.790,71, com a média salarial de R$ 2.228,47 e o salário mediana em R$ 1.580,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Acrobata

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.228,47 26.741,63 557,12 10,85
1º Quartil 1.540,94 18.491,25 385,23 7,51
Salário Mediana 1.580,00 18.960,00 395,00 7,70
3º Quartil 3.653,60 43.843,20 913,40 17,80
Teto Salarial 4.790,71 57.488,52 1.197,68 23,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.580 - 1.914 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.913,74
Penha - SC 3.505 - 4.845 3.690,63 3.505,00 3.505,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.580 - 1.914 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.913,74
Santa Catarina 3.505 - 4.845 3.690,63 3.505,00 3.505,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar materiais;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • montar o aparelho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • preparar a entrada do artista;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • fazer concentração;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • conquistar empatia do público;
    • selecionar música;
    • definir equipamentos de segurança;
    • fazer aquecimento;
    • criar guarda roupa;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • adquirir técnicas para cair;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • confeccionar o aparelho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • definir coreografia;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • desenvolver disciplina;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • dar entrevistas;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar tecnologias;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • desmontar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar relações de trabalho;
    • criar maquiagem;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;


    Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio varejista de bebidas
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Fabricação de máquinas e equipamentos para terraplenagem, pavimentação e construção, peças e acessórios, exceto tratores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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