Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Acrobata

Um Acrobata trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 657,47 e R$ 3.500,48, com a média salarial de R$ 1.478,19 e o salário mediana em R$ 1.377,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Acrobata

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.478,19 17.738,30 369,55 7,05
1º Quartil 657,47 7.889,62 164,37 3,14
Salário Mediana 1.377,20 16.526,40 344,30 6,57
3º Quartil 2.669,61 32.035,37 667,40 12,74
Teto Salarial 3.500,48 42.005,74 875,12 16,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Garibaldi - RS 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiás 1.045 - 1.827 1.317,80 1.045,00 1.400,00 1.508,41 1.827,03
Rio Grande do Sul 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • inventar números;

  • Atividades

    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • misturar os números criando outros;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • fazer alongamento;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar tecnologias;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • dar entrevistas;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • fazer aquecimento;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar materiais;
    • respeitar ética profissional;
    • selecionar música;
    • desmontar o aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • trabalhar em equipe;
    • montar o aparelho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • preparar a entrada do artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • desenvolver disciplina;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • motivar os alunos;
    • adquirir técnicas para cair;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar truques;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar maquiagem;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • fazer concentração;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • definir coreografia;
    • pesquisar aparelhos;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • definir equipamentos de segurança;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • transmitir ética circense;


    Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

    • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Armazéns gerais - emissão de warrant
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de condicionamento físico
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de calçados de couro




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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