Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Acrobata

Um Acrobata trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 657,47 e R$ 3.500,48, com a média salarial de R$ 1.478,19 e o salário mediana em R$ 1.377,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Acrobata

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.478,19 17.738,30 369,55 7,05
1º Quartil 657,47 7.889,62 164,37 3,14
Salário Mediana 1.377,20 16.526,40 344,30 6,57
3º Quartil 2.669,61 32.035,37 667,40 12,74
Teto Salarial 3.500,48 42.005,74 875,12 16,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Garibaldi - RS 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiás 1.045 - 1.827 1.317,80 1.045,00 1.400,00 1.508,41 1.827,03
Rio Grande do Sul 1.146 - 1.668 1.320,44 1.146,20 1.377,20 1.377,20 1.668,11


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • inventar números;

  • Atividades

    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adquirir técnicas para cair;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar tecnologias;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar materiais;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • fazer concentração;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver disciplina;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desmontar o aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • selecionar música;
    • transmitir ética circense;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • misturar os números criando outros;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • definir equipamentos de segurança;
    • respeitar relações de trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • fazer aquecimento;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • conquistar empatia do público;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • definir coreografia;
    • trabalhar em equipe;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar aparelhos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar maquiagem;
    • fazer alongamento;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • confeccionar o aparelho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • divulgar o espetáculo ou número;


    Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

    • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Armazéns gerais - emissão de warrant
    • Atividades de condicionamento físico
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de calçados de couro
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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