Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Domador de animais (circense)

Um Domador de animais (circense) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.283,20 e R$ 3.459,66, com a média salarial de R$ 1.800,74 e o salário mediana em R$ 1.543,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Domador de animais (circense)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.800,74 21.608,85 450,18 8,22
1º Quartil 1.283,20 15.398,40 320,80 5,86
Salário Mediana 1.543,50 18.522,00 385,88 7,04
3º Quartil 2.638,49 31.661,84 659,62 12,04
Teto Salarial 3.459,66 41.515,95 864,92 15,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.120 - 3.889 1.791,85 1.119,96 1.500,00 3.211,04 3.889,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.142 - 3.673 1.770,87 1.142,47 1.500,00 3.032,41 3.672,95
Mato Grosso 1.800 - 2.665 1.985,71 1.800,00 1.900,00 2.200,00 2.664,71


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • aprender a profissão ensaiando;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar relações de trabalho;
    • conquistar empatia do público;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • trabalhar em equipe;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar materiais;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • transmitir ética circense;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar ética profissional;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dar entrevistas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • selecionar música;
    • pesquisar truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar aparelhos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • desmontar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • definir equipamentos de segurança;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • criar guarda roupa;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer concentração;
    • fazer alongamento;
    • preparar a entrada do artista;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer aquecimento;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • criar maquiagem;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • definir coreografia;


    Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

    • Criação de bovinos para corte
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Criação de bovinos, exceto para corte e leite
    • Criação de outros animais não especificados anteriormente
    • Criação de eqüinos
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
    • Cultivo de soja
    • Ensino de esportes
    • Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários não especificados anteriormente
    • Compra e venda de imóveis próprios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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