Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • criar maquiagem;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • pesquisar truques;
  • trabalhar em equipe;
  • desmontar o aparelho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • pesquisar tecnologias;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • fazer alongamento;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • dar entrevistas;
  • transmitir ética circense;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • selecionar música;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar aparelhos;
  • definir equipamentos de segurança;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • respeitar relações de trabalho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • criar guarda roupa;
  • pesquisar materiais;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • confeccionar o aparelho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • fazer aquecimento;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • conquistar empatia do público;
  • misturar os números criando outros;
  • motivar os alunos;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • preparar a entrada do artista;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • desenvolver disciplina;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • montar o aparelho;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • definir coreografia;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);


Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

  • Criação de bovinos para corte




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