Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Artista de circo (outros)

Um Artista de circo (outros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Artista de circo (outros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • preparar a entrada do artista;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir coreografia;
    • fazer aquecimento;
    • conquistar empatia do público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar guarda roupa;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • selecionar música;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • misturar os números criando outros;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • transmitir ética circense;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • fazer concentração;
    • respeitar relações de trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar ética profissional;
    • dar entrevistas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • montar o aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • fazer alongamento;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • motivar os alunos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • criar maquiagem;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver disciplina;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar materiais;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • dominar técnicas circenses do seu número;


    Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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