Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;

Atividades

  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • pesquisar truques;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • criar guarda roupa;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • fazer concentração;
  • trabalhar em equipe;
  • adquirir técnicas para cair;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar aparelhos;
  • criar maquiagem;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • montar o aparelho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • misturar os números criando outros;
  • frequentar cursos de atualização;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • fazer aquecimento;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar materiais;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • definir coreografia;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • confeccionar o aparelho;
  • dar entrevistas;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar tecnologias;
  • respeitar ética profissional;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • fazer alongamento;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desmontar o aparelho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • desenvolver disciplina;
  • selecionar música;
  • respeitar relações de trabalho;
  • preparar a entrada do artista;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • definir equipamentos de segurança;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • conquistar empatia do público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • dominar técnicas circenses do seu número;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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