Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Artista de circo (outros)

Um Artista de circo (outros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Artista de circo (outros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar aparelhos;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • fazer concentração;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • definir equipamentos de segurança;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar materiais;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • definir coreografia;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar maquiagem;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • misturar os números criando outros;
    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar guarda roupa;
    • desmontar o aparelho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • montar o aparelho;
    • dar entrevistas;
    • fazer aquecimento;
    • fazer alongamento;
    • frequentar cursos de atualização;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar tecnologias;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adquirir técnicas para cair;
    • selecionar música;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar truques;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • motivar os alunos;
    • respeitar ética profissional;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • transmitir ética circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • combinar códigos para informar imprevistos;


    Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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