Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Artista de circo (outros)

Um Artista de circo (outros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Artista de circo (outros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • perceber as habilidades dos alunos;
    • misturar os números criando outros;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar aparelhos;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • montar o aparelho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar tecnologias;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • dar entrevistas;
    • respeitar ética profissional;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar materiais;
    • transmitir ética circense;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • respeitar relações de trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • fazer alongamento;
    • fazer concentração;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • motivar os alunos;
    • desmontar o aparelho;
    • criar guarda roupa;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • definir coreografia;
    • pesquisar truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • confeccionar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • desenvolver disciplina;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • selecionar música;
    • preparar a entrada do artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • frequentar cursos de atualização;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • conquistar empatia do público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;


    Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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