Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • dar entrevistas;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • criar guarda roupa;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • fazer alongamento;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • montar o aparelho;
  • confeccionar o aparelho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • selecionar música;
  • pesquisar tecnologias;
  • desmontar o aparelho;
  • frequentar cursos de atualização;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • definir equipamentos de segurança;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • motivar os alunos;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar materiais;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • adquirir técnicas para cair;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • respeitar relações de trabalho;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • misturar os números criando outros;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • fazer aquecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • definir coreografia;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • transmitir ética circense;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar aparelhos;
  • conquistar empatia do público;
  • fazer concentração;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • criar maquiagem;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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