Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ilusionista

Um Ilusionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.526,71 e R$ 2.994,12, com a média salarial de R$ 1.815,04 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ilusionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,04 21.780,43 453,76 8,33
1º Quartil 1.526,71 18.320,57 381,68 7,01
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,80
3º Quartil 2.283,44 27.401,33 570,86 10,48
Teto Salarial 2.994,12 35.929,45 748,53 13,74


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.800 - 2.292 1.855,60 1.800,00 1.892,00 1.892,00 2.291,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.801 - 3.740 2.206,63 1.801,00 1.892,00 3.087,50 3.739,67
Rio de Janeiro 1.572 - 2.234 1.656,80 1.572,00 1.634,00 1.844,00 2.233,51


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • motivar os alunos;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer aquecimento;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar truques;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • selecionar música;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • fazer alongamento;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar aparelhos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • montar o aparelho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • adquirir técnicas para cair;
    • dar entrevistas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar materiais;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • definir coreografia;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • criar guarda roupa;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir equipamentos de segurança;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • respeitar ética profissional;
    • desenvolver disciplina;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar tecnologias;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • desmontar o aparelho;
    • fazer concentração;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • transmitir ética circense;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • conquistar empatia do público;
    • criar maquiagem;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar relações de trabalho;
    • misturar os números criando outros;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;


    Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de laticínios e frios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de sabões e detergentes sintéticos
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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