Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ilusionista

Um Ilusionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.159,21 e R$ 2.419,66, com a média salarial de R$ 1.358,38 e o salário mediana em R$ 1.226,29 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ilusionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,38 16.300,53 339,59 6,21
1º Quartil 1.159,21 13.910,50 289,80 5,30
Salário Mediana 1.226,29 14.715,48 306,57 5,61
3º Quartil 1.845,33 22.144,02 461,33 8,44
Teto Salarial 2.419,66 29.035,90 604,91 11,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.162 - 1.617 1.227,22 1.161,94 1.226,20 1.334,62 1.616,54
Rio de Janeiro - RJ 1.201 - 2.141 1.408,50 1.201,41 1.304,44 1.767,93 2.141,36
Nova Iguaçu - RJ 1.300 - 2.635 1.711,25 1.300,00 1.693,59 2.175,46 2.634,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.163 - 2.012 1.310,95 1.163,18 1.226,20 1.661,46 2.012,41
Rio de Janeiro 1.214 - 2.357 1.477,31 1.213,93 1.309,61 1.945,85 2.356,87


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • definir coreografia;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • frequentar cursos de atualização;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • fazer alongamento;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • motivar os alunos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar ética profissional;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • respeitar relações de trabalho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • selecionar música;
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar tecnologias;
    • misturar os números criando outros;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • transmitir ética circense;
    • definir equipamentos de segurança;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • desenvolver disciplina;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • confeccionar o aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar truques;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • conquistar empatia do público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adquirir técnicas para cair;
    • criar guarda roupa;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • montar o aparelho;
    • preparar a entrada do artista;
    • fazer aquecimento;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • fazer concentração;
    • dar entrevistas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • dominar técnicas circenses do seu número;


    Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de produtos de limpeza e polimento
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional