Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ilusionista
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
Atividades
- selecionar música;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- errar truques para valorização do trabalho;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar aparelhos;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- transmitir ética circense;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- misturar os números criando outros;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- avaliar o potencial físico do aluno;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar ética profissional;
- frequentar cursos de atualização;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- dar entrevistas;
- demonstrar determinação para aprender;
- criar guarda roupa;
- pesquisar movimentos corporais;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- conquistar empatia do público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- desmontar o aparelho;
- definir coreografia;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adquirir técnicas para cair;
- desenvolver disciplina;
- montar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- providenciar material impresso para divulgação;
- pesquisar materiais;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- fazer concentração;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- preparar a entrada do artista;
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar truques;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- respeitar relações de trabalho;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- divulgar o espetáculo ou número;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- fazer alongamento;
- motivar os alunos;
- fazer aquecimento;
- sincronizar luz e som com a representação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- criar maquiagem;
Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária