Salário para o cargo de Manipulador de bonecos
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Manipulador de bonecos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador de bonecos

Um Manipulador de bonecos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador de bonecos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador de bonecos

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar truques;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar maquiagem;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • definir coreografia;
    • conquistar empatia do público;
    • transmitir ética circense;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • preparar a entrada do artista;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • misturar os números criando outros;
    • confeccionar o aparelho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • fazer concentração;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • respeitar ética profissional;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • respeitar relações de trabalho;
    • motivar os alunos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • fazer aquecimento;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver disciplina;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • montar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar aparelhos;
    • selecionar música;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adquirir técnicas para cair;


    Setores que mais contratam Manipulador de bonecos no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: