Salário para o cargo de Manipulador de bonecos
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Manipulador de bonecos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador de bonecos

Um Manipulador de bonecos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador de bonecos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador de bonecos

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • fazer alongamento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer aquecimento;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar guarda roupa;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar tecnologias;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • definir coreografia;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • fazer concentração;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar materiais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar em equipe;
    • montar o aparelho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adquirir técnicas para cair;
    • confeccionar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • transmitir ética circense;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • selecionar música;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • preparar a entrada do artista;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar truques;
    • criar maquiagem;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • misturar os números criando outros;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • dar entrevistas;
    • desmontar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • respeitar ética profissional;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar relações de trabalho;


    Setores que mais contratam Manipulador de bonecos no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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