Salário para o cargo de Manipulador de bonecos
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Manipulador de bonecos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador de bonecos

Um Manipulador de bonecos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador de bonecos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador de bonecos

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • dar entrevistas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • montar o aparelho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar aparelhos;
    • misturar os números criando outros;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • preparar a entrada do artista;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • selecionar música;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • conquistar empatia do público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • transmitir ética circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • fazer aquecimento;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer alongamento;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adquirir técnicas para cair;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir coreografia;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • pesquisar tecnologias;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar materiais;
    • trabalhar em equipe;
    • desmontar o aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • criar guarda roupa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • motivar os alunos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver disciplina;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar ética profissional;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • frequentar cursos de atualização;


    Setores que mais contratam Manipulador de bonecos no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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