Salário para o cargo de Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de espada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Comedor de espada

Um Comedor de espada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comedor de espada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de espada

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • desenvolver disciplina;
    • fazer alongamento;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • montar o aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • criar guarda roupa;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar truques;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • conquistar empatia do público;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • fazer concentração;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • criar maquiagem;
    • adquirir técnicas para cair;
    • fazer aquecimento;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • motivar os alunos;
    • definir coreografia;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • frequentar cursos de atualização;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • selecionar música;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar aparelhos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desmontar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar ética profissional;
    • confeccionar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;


    Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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