Salário para o cargo de Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de espada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Comedor de espada

Um Comedor de espada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comedor de espada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de espada

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • aprender a profissão ensaiando;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desmontar o aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • conquistar empatia do público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • selecionar música;
    • criar maquiagem;
    • definir coreografia;
    • montar o aparelho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar tecnologias;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • preparar a entrada do artista;
    • fazer concentração;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • transmitir ética circense;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • confeccionar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir equipamentos de segurança;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar guarda roupa;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • dar entrevistas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar ética profissional;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar truques;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • frequentar cursos de atualização;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • fazer alongamento;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;


    Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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