Salário para o cargo de Comedor de fogo (pirofagista)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de fogo (pirofagista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Comedor de fogo (pirofagista)

Um Comedor de fogo (pirofagista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comedor de fogo (pirofagista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de fogo (pirofagista)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • definir coreografia;
    • selecionar música;
    • fazer concentração;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar guarda roupa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • transmitir ética circense;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • motivar os alunos;
    • criar maquiagem;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desmontar o aparelho;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • fazer aquecimento;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • preparar a entrada do artista;
    • confeccionar o aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar aparelhos;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • dar entrevistas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar relações de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • misturar os números criando outros;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar materiais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar ética profissional;
    • definir equipamentos de segurança;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;


    Setores que mais contratam Comedor de fogo (pirofagista) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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