Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comedor de fogo (pirofagista)
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- pesquisar aparelhos;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer comunicação com o público;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desenvolver disciplina;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- montar o aparelho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- motivar os alunos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- definir coreografia;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adquirir técnicas para cair;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- misturar os números criando outros;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer aquecimento;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar truques;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- transmitir ética circense;
- divulgar o espetáculo ou número;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- criar maquiagem;
- errar truques para valorização do trabalho;
- desmontar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar relações de trabalho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- aprender a profissão ensaiando;
- conquistar empatia do público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- dar entrevistas;
- providenciar material impresso para divulgação;
- fazer concentração;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- selecionar música;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- sincronizar luz e som com a representação;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar movimentos corporais;
- confeccionar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar ética profissional;
- pesquisar materiais;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- criar guarda roupa;
- demonstrar determinação para aprender;
- fazer alongamento;
- perceber as habilidades dos alunos;
- definir equipamentos de segurança;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
Setores que mais contratam Comedor de fogo (pirofagista) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares