Salário para o cargo de Manipulador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Manipulador - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;

Atividades

  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • desmontar o aparelho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • respeitar ética profissional;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar tecnologias;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • transmitir ética circense;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • preparar a entrada do artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • desenvolver disciplina;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • motivar os alunos;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar aparelhos;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • trabalhar em equipe;
  • fazer aquecimento;
  • criar maquiagem;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • conquistar empatia do público;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • fazer concentração;
  • montar o aparelho;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar materiais;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar guarda roupa;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • definir coreografia;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • frequentar cursos de atualização;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar truques;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • misturar os números criando outros;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • definir equipamentos de segurança;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • selecionar música;
  • dar entrevistas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • confeccionar o aparelho;


Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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