Salário para o cargo de Manipulador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Manipulador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador

Um Manipulador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.180,18 e R$ 2.220,74, com a média salarial de R$ 1.358,38 e o salário mediana em R$ 1.226,29 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,38 16.300,53 339,59 6,21
1º Quartil 1.180,18 14.162,16 295,05 5,40
Salário Mediana 1.226,29 14.715,48 306,57 5,61
3º Quartil 1.693,63 20.323,58 423,41 7,75
Teto Salarial 2.220,74 26.648,88 555,19 10,16


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.162 - 1.617 1.227,22 1.161,94 1.226,20 1.334,62 1.616,54
Rio de Janeiro - RJ 1.201 - 2.141 1.408,50 1.201,41 1.304,44 1.767,93 2.141,36
Nova Iguaçu - RJ 1.300 - 2.635 1.711,25 1.300,00 1.693,59 2.175,46 2.634,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.163 - 2.012 1.310,95 1.163,18 1.226,20 1.661,46 2.012,41
Rio de Janeiro 1.214 - 2.357 1.477,31 1.213,93 1.309,61 1.945,85 2.356,87


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • selecionar música;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • definir coreografia;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer alongamento;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • fazer aquecimento;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • definir equipamentos de segurança;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar tecnologias;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar materiais;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • montar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • conquistar empatia do público;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar aparelhos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • dar entrevistas;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • motivar os alunos;
    • criar maquiagem;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desenvolver disciplina;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;


    Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de produtos de limpeza e polimento
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Fabricação de sabões e detergentes sintéticos
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social