Salário para o cargo de Manipulador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Manipulador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador

Um Manipulador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.159,21 e R$ 2.419,66, com a média salarial de R$ 1.358,38 e o salário mediana em R$ 1.226,29 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,38 16.300,53 339,59 6,21
1º Quartil 1.159,21 13.910,50 289,80 5,30
Salário Mediana 1.226,29 14.715,48 306,57 5,61
3º Quartil 1.845,33 22.144,02 461,33 8,44
Teto Salarial 2.419,66 29.035,90 604,91 11,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.162 - 1.617 1.227,22 1.161,94 1.226,20 1.334,62 1.616,54
Rio de Janeiro - RJ 1.201 - 2.141 1.408,50 1.201,41 1.304,44 1.767,93 2.141,36
Nova Iguaçu - RJ 1.300 - 2.635 1.711,25 1.300,00 1.693,59 2.175,46 2.634,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.163 - 2.012 1.310,95 1.163,18 1.226,20 1.661,46 2.012,41
Rio de Janeiro 1.214 - 2.357 1.477,31 1.213,93 1.309,61 1.945,85 2.356,87


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • conquistar empatia do público;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer alongamento;
    • desmontar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • montar o aparelho;
    • dar entrevistas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • definir equipamentos de segurança;
    • preparar a entrada do artista;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer aquecimento;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar truques;
    • selecionar música;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • confeccionar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • definir coreografia;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • fazer concentração;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • frequentar cursos de atualização;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • misturar os números criando outros;
    • desenvolver disciplina;
    • motivar os alunos;
    • adquirir técnicas para cair;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;


    Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de produtos de limpeza e polimento
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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