Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Palhaço

Um Palhaço trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Palhaço

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • selecionar música;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar tecnologias;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • montar o aparelho;
    • confeccionar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • misturar os números criando outros;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • fazer aquecimento;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • motivar os alunos;
    • preparar a entrada do artista;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • criar maquiagem;
    • transmitir ética circense;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • criar guarda roupa;
    • respeitar ética profissional;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • conquistar empatia do público;
    • definir coreografia;
    • desmontar o aparelho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer concentração;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • fazer alongamento;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • frequentar cursos de atualização;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • definir equipamentos de segurança;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver disciplina;


    Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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