Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Palhaço

Um Palhaço trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Palhaço

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • pesquisar aparelhos;
    • conquistar empatia do público;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • criar maquiagem;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • preparar a entrada do artista;
    • definir equipamentos de segurança;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar materiais;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar tecnologias;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer aquecimento;
    • fazer concentração;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • motivar os alunos;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • dar entrevistas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • confeccionar o aparelho;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • selecionar música;
    • misturar os números criando outros;
    • respeitar ética profissional;
    • desenvolver disciplina;
    • criar guarda roupa;
    • frequentar cursos de atualização;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adquirir técnicas para cair;
    • fazer alongamento;
    • desmontar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • definir coreografia;
    • aprender a profissão ensaiando;


    Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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