Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Palhaço

Um Palhaço trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Palhaço

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;

  • Atividades

    • selecionar música;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar aparelhos;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar tecnologias;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • fazer alongamento;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • trabalhar em equipe;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • respeitar ética profissional;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar maquiagem;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar materiais;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • definir coreografia;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver disciplina;
    • confeccionar o aparelho;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adquirir técnicas para cair;
    • frequentar cursos de atualização;
    • preparar a entrada do artista;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • criar guarda roupa;
    • fazer aquecimento;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer concentração;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • misturar os números criando outros;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dar entrevistas;
    • montar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • transmitir ética circense;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);


    Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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