Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Palhaço
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
- produzir o número;
- inventar números;
Atividades
- dominar técnicas circenses do seu número;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- conquistar empatia do público;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- selecionar música;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- fazer concentração;
- adquirir técnicas para cair;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- dar entrevistas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar movimentos corporais;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- divulgar o espetáculo ou número;
- definir equipamentos de segurança;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar truques;
- providenciar material impresso para divulgação;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- frequentar cursos de atualização;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar materiais;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- respeitar ética profissional;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- motivar os alunos;
- transmitir ética circense;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- misturar os números criando outros;
- pesquisar aparelhos;
- criar maquiagem;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- aprender a profissão ensaiando;
- definir coreografia;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar tecnologias;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- preparar a entrada do artista;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- sincronizar luz e som com a representação;
- criar guarda roupa;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar determinação para aprender;
- fazer alongamento;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- respeitar relações de trabalho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer aquecimento;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- montar o aparelho;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária