Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Excêntrico

Um Excêntrico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.900,50 e R$ 15.734,76, com a média salarial de R$ 8.350,93 e o salário mediana em R$ 8.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Excêntrico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.350,93 100.211,18 2.087,73 43,27
1º Quartil 5.900,50 70.806,00 1.475,13 30,57
Salário Mediana 8.400,00 100.800,00 2.100,00 43,52
3º Quartil 12.000,00 144.000,00 3.000,00 62,17
Teto Salarial 15.734,76 188.817,12 3.933,69 81,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 8.143 - 16.663 9.827,59 8.142,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Aquiraz - CE 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.743 - 16.663 9.708,47 7.742,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Ceará 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • fazer concentração;
    • fazer alongamento;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • respeitar ética profissional;
    • transmitir ética circense;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • selecionar música;
    • montar o aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar materiais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar tecnologias;
    • confeccionar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar truques;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • desmontar o aparelho;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • frequentar cursos de atualização;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • definir coreografia;
    • fazer aquecimento;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar guarda roupa;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar em equipe;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar maquiagem;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • dar entrevistas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • motivar os alunos;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • preparar a entrada do artista;


    Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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