Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;

Atividades

  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • definir coreografia;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • confeccionar o aparelho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • desmontar o aparelho;
  • selecionar música;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • conquistar empatia do público;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • respeitar ética profissional;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar truques;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • frequentar cursos de atualização;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • montar o aparelho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • desenvolver disciplina;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • motivar os alunos;
  • dar entrevistas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • fazer aquecimento;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • fazer concentração;
  • fazer alongamento;
  • misturar os números criando outros;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • criar maquiagem;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar aparelhos;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • respeitar relações de trabalho;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar tecnologias;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • adquirir técnicas para cair;
  • criar guarda roupa;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • preparar a entrada do artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • definir equipamentos de segurança;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;


Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: