Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Excêntrico

Um Excêntrico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Excêntrico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • desenvolver disciplina;
    • criar maquiagem;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • respeitar relações de trabalho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • dar entrevistas;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir equipamentos de segurança;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar aparelhos;
    • motivar os alunos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • pesquisar truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • fazer alongamento;
    • confeccionar o aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • definir coreografia;
    • pesquisar materiais;
    • fazer aquecimento;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • conquistar empatia do público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar ética profissional;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • criar guarda roupa;
    • selecionar música;
    • transmitir ética circense;
    • montar o aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • misturar os números criando outros;
    • adquirir técnicas para cair;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer concentração;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar tecnologias;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • preparar a entrada do artista;
    • trabalhar em equipe;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desmontar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;


    Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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