Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Excêntrico

Um Excêntrico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Excêntrico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar tecnologias;
    • montar o aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • definir coreografia;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adquirir técnicas para cair;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar truques;
    • misturar os números criando outros;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • criar maquiagem;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • transmitir ética circense;
    • selecionar música;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar aparelhos;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • respeitar ética profissional;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • dar entrevistas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • motivar os alunos;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar relações de trabalho;
    • fazer concentração;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desmontar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • conquistar empatia do público;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • confeccionar o aparelho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • fazer alongamento;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar guarda roupa;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;


    Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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