Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Excêntrico

Um Excêntrico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.090,00 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Excêntrico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.090,00 13.080,00 272,50 7,41
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • selecionar música;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • montar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar tecnologias;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • desmontar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • fazer alongamento;
    • criar guarda roupa;
    • fazer concentração;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • transmitir ética circense;
    • definir equipamentos de segurança;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar aparelhos;
    • conquistar empatia do público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • definir coreografia;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • frequentar cursos de atualização;
    • fazer aquecimento;
    • dar entrevistas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • motivar os alunos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • desenvolver disciplina;
    • criar maquiagem;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar relações de trabalho;


    Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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