Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • frequentar cursos de atualização;
  • motivar os alunos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • fazer aquecimento;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • adquirir técnicas para cair;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • definir coreografia;
  • pesquisar materiais;
  • montar o aparelho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • confeccionar o aparelho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • conquistar empatia do público;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • criar guarda roupa;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar aparelhos;
  • criar maquiagem;
  • selecionar música;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar truques;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • fazer concentração;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • dar entrevistas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • preparar a entrada do artista;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar tecnologias;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar ética profissional;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • misturar os números criando outros;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver disciplina;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • desmontar o aparelho;


Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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