Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar aparelhos;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar materiais;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • fazer aquecimento;
    • selecionar música;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • misturar os números criando outros;
    • definir equipamentos de segurança;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • criar guarda roupa;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar tecnologias;
    • trabalhar em equipe;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar ética profissional;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar maquiagem;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adquirir técnicas para cair;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dar entrevistas;
    • definir coreografia;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • respeitar relações de trabalho;
    • montar o aparelho;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • desenvolver disciplina;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • fazer concentração;
    • motivar os alunos;
    • conquistar empatia do público;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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