Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar ética profissional;
    • motivar os alunos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • confeccionar o aparelho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • fazer aquecimento;
    • preparar a entrada do artista;
    • trabalhar em equipe;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • fazer concentração;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • misturar os números criando outros;
    • definir coreografia;
    • desenvolver disciplina;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar materiais;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • criar guarda roupa;
    • respeitar relações de trabalho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • fazer alongamento;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • montar o aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • desmontar o aparelho;
    • selecionar música;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar truques;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • dar entrevistas;
    • conquistar empatia do público;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adquirir técnicas para cair;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • definir equipamentos de segurança;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar tecnologias;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer comunicação com o público;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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