Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • selecionar música;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar aparelhos;
    • confeccionar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar materiais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • criar maquiagem;
    • conquistar empatia do público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar tecnologias;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • criar guarda roupa;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar truques;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • montar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • respeitar ética profissional;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer concentração;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • transmitir ética circense;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • desmontar o aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • motivar os alunos;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • frequentar cursos de atualização;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • definir coreografia;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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