Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • frequentar cursos de atualização;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • misturar os números criando outros;
    • trabalhar em equipe;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • fazer alongamento;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • montar o aparelho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • desmontar o aparelho;
    • definir coreografia;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • preparar a entrada do artista;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer aquecimento;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • dar entrevistas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • motivar os alunos;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar tecnologias;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • transmitir ética circense;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • fazer concentração;
    • desenvolver disciplina;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • selecionar música;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • criar guarda roupa;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar aparelhos;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar truques;
    • criar maquiagem;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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