Quanto ganha um Faquir
Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.033,81 | 36.405,71 | 758,45 | 14,11 |
1º Quartil | 2.541,20 | 30.494,40 | 635,30 | 11,82 |
Salário Mediana | 3.298,00 | 39.576,00 | 824,50 | 15,34 |
3º Quartil | 3.500,00 | 42.000,00 | 875,00 | 16,28 |
Teto Salarial | 4.589,31 | 55.071,66 | 1.147,33 | 21,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 2.175 - 4.239 | 3.020,60 | 2.174,60 | 3.250,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 2.175 - 4.239 | 3.020,60 | 2.174,60 | 3.250,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Faquir
Artistas de circo (circenses) devem:
Atividades
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- errar truques para valorização do trabalho;
- adquirir técnicas para cair;
- conquistar empatia do público;
- trabalhar em equipe;
- fazer concentração;
- criar maquiagem;
- estabelecer comunicação com o público;
- definir coreografia;
- providenciar material impresso para divulgação;
- selecionar música;
- preparar a entrada do artista;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- fazer aquecimento;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- dar entrevistas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- fazer alongamento;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar relações de trabalho;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- criar guarda roupa;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- aprender a profissão ensaiando;
- motivar os alunos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar truques;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar materiais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar ética profissional;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar movimentos corporais;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- frequentar cursos de atualização;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- montar o aparelho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar aparelhos;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- transmitir ética circense;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- desmontar o aparelho;
- misturar os números criando outros;
Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho
- Restaurantes e similares
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de gravação de som e de edição de música
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br