Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

Atividades

  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • criar guarda roupa;
  • transmitir ética circense;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer alongamento;
  • respeitar ética profissional;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • motivar os alunos;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • definir equipamentos de segurança;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • fazer aquecimento;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar tecnologias;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • desmontar o aparelho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar materiais;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • desenvolver disciplina;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • trabalhar em equipe;
  • respeitar relações de trabalho;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • fazer concentração;
  • adquirir técnicas para cair;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • definir coreografia;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • preparar a entrada do artista;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • confeccionar o aparelho;
  • selecionar música;
  • montar o aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • pesquisar truques;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • dar entrevistas;
  • criar maquiagem;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar aparelhos;


Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: