Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Partner (circo)

Um Partner (circo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Partner (circo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar aparelhos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • pesquisar materiais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • conquistar empatia do público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • confeccionar o aparelho;
    • definir coreografia;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • selecionar música;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • transmitir ética circense;
    • frequentar cursos de atualização;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • desmontar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • motivar os alunos;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • criar guarda roupa;
    • respeitar relações de trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar truques;
    • fazer aquecimento;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer concentração;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dar entrevistas;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • montar o aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • preparar a entrada do artista;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • aprender a profissão ensaiando;


    Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista