Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- inventar números;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
Atividades
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- providenciar material impresso para divulgação;
- confeccionar o aparelho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- criar guarda roupa;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- dar entrevistas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar truques;
- estabelecer comunicação com o público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- demonstrar determinação para aprender;
- conquistar empatia do público;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- selecionar música;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- errar truques para valorização do trabalho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- misturar os números criando outros;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- fazer aquecimento;
- transmitir ética circense;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar movimentos corporais;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- montar o aparelho;
- fazer concentração;
- motivar os alunos;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- sincronizar luz e som com a representação;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- criar maquiagem;
- divulgar o espetáculo ou número;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar tecnologias;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- fazer alongamento;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- desmontar o aparelho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- definir coreografia;
- pesquisar materiais;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- trabalhar em equipe;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- adquirir técnicas para cair;
- preparar a entrada do artista;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar ética profissional;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- frequentar cursos de atualização;
- desenvolver disciplina;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares