Salário para o cargo de Titeriteiro
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Titeriteiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Titeriteiro

Um Titeriteiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Titeriteiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Titeriteiro

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • definir coreografia;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • trabalhar em equipe;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • montar o aparelho;
    • confeccionar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • misturar os números criando outros;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • criar maquiagem;
    • fazer concentração;
    • selecionar música;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer alongamento;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desmontar o aparelho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desenvolver disciplina;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • conquistar empatia do público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • frequentar cursos de atualização;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • definir equipamentos de segurança;
    • dar entrevistas;
    • transmitir ética circense;
    • respeitar ética profissional;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • criar guarda roupa;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • fazer aquecimento;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • preparar a entrada do artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • motivar os alunos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar truques;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;


    Setores que mais contratam Titeriteiro no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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