Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Homem-bala

Um Homem-bala trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Homem-bala

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • montar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • fazer alongamento;
    • fazer aquecimento;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • motivar os alunos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • definir coreografia;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • fazer concentração;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • criar guarda roupa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • conquistar empatia do público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • confeccionar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • selecionar música;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • transmitir ética circense;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • adquirir técnicas para cair;
    • definir equipamentos de segurança;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • desmontar o aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • dar entrevistas;
    • respeitar ética profissional;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • criar maquiagem;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar aparelhos;
    • frequentar cursos de atualização;


    Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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