Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Homem-bala

Um Homem-bala trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Homem-bala

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver disciplina;
    • criar guarda roupa;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • motivar os alunos;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar truques;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar materiais;
    • transmitir ética circense;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • misturar os números criando outros;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar ética profissional;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar relações de trabalho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • fazer alongamento;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • conquistar empatia do público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • montar o aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • definir coreografia;
    • desmontar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • definir equipamentos de segurança;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer aquecimento;
    • selecionar música;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar aparelhos;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar tecnologias;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adquirir técnicas para cair;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dar entrevistas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer concentração;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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