Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Homem-bala

Um Homem-bala trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Homem-bala

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;

  • Atividades

    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • fazer alongamento;
    • dar entrevistas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • confeccionar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar truques;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar tecnologias;
    • criar maquiagem;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • respeitar ética profissional;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer concentração;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • frequentar cursos de atualização;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • misturar os números criando outros;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar aparelhos;
    • conquistar empatia do público;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • selecionar música;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir coreografia;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • respeitar relações de trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer aquecimento;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • motivar os alunos;
    • adquirir técnicas para cair;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar guarda roupa;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;


    Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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