Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Homem-bala

Um Homem-bala trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Homem-bala

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • pesquisar materiais;
    • desenvolver disciplina;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar tecnologias;
    • fazer aquecimento;
    • montar o aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • motivar os alunos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • fazer concentração;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar aparelhos;
    • preparar a entrada do artista;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar truques;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • confeccionar o aparelho;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer alongamento;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • definir equipamentos de segurança;
    • selecionar música;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar maquiagem;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • dar entrevistas;
    • definir coreografia;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • conquistar empatia do público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • misturar os números criando outros;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar ética profissional;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;


    Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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