Salário para o cargo de Marionetistas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Marionetistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Marionetistas

Um Marionetistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Marionetistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Marionetistas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • fazer aquecimento;
    • frequentar cursos de atualização;
    • criar maquiagem;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • confeccionar o aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • transmitir ética circense;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • dar entrevistas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar tecnologias;
    • misturar os números criando outros;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • montar o aparelho;
    • fazer concentração;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer alongamento;
    • respeitar ética profissional;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • definir coreografia;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar guarda roupa;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • selecionar música;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • respeitar relações de trabalho;
    • desenvolver disciplina;
    • definir equipamentos de segurança;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar materiais;
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • preparar a entrada do artista;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • motivar os alunos;


    Setores que mais contratam Marionetistas no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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