Salário para o cargo de Marionetistas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Marionetistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Marionetistas

Um Marionetistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Marionetistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Marionetistas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • trabalhar em equipe;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • criar maquiagem;
    • pesquisar materiais;
    • fazer concentração;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • desmontar o aparelho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • selecionar música;
    • pesquisar aparelhos;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • fazer alongamento;
    • conquistar empatia do público;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adquirir técnicas para cair;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • dar entrevistas;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar truques;
    • criar guarda roupa;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • respeitar ética profissional;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • motivar os alunos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer aquecimento;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar relações de trabalho;
    • definir coreografia;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;


    Setores que mais contratam Marionetistas no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional