Salário para o cargo de Marionetistas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Marionetistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Marionetistas

Um Marionetistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Marionetistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Marionetistas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • criar guarda roupa;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • definir coreografia;
    • pesquisar truques;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar tecnologias;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • trabalhar em equipe;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • selecionar música;
    • adquirir técnicas para cair;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • motivar os alunos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • montar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • conquistar empatia do público;
    • transmitir ética circense;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • fazer concentração;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • respeitar ética profissional;
    • criar maquiagem;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • desmontar o aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • dar entrevistas;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • fazer aquecimento;
    • preparar a entrada do artista;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar relações de trabalho;


    Setores que mais contratam Marionetistas no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: