Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • montar o aparelho;
  • fazer aquecimento;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • fazer alongamento;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • desmontar o aparelho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • criar guarda roupa;
  • conquistar empatia do público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • fazer concentração;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • confeccionar o aparelho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adquirir técnicas para cair;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • criar maquiagem;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • motivar os alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar materiais;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • respeitar ética profissional;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • misturar os números criando outros;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir coreografia;
  • trabalhar em equipe;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • frequentar cursos de atualização;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • definir equipamentos de segurança;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • dar entrevistas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar aparelhos;
  • selecionar música;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • transmitir ética circense;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • preparar a entrada do artista;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar truques;
  • desenvolver disciplina;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;


Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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