Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ventríloquo

Um Ventríloquo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ventríloquo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • selecionar música;
    • dar entrevistas;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • misturar os números criando outros;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar aparelhos;
    • criar maquiagem;
    • definir coreografia;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar relações de trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • fazer alongamento;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • criar guarda roupa;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • adquirir técnicas para cair;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • frequentar cursos de atualização;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar tecnologias;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • conquistar empatia do público;
    • motivar os alunos;
    • fazer concentração;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • desmontar o aparelho;
    • confeccionar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar truques;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;


    Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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