Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ventríloquo

Um Ventríloquo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ventríloquo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • aprender a profissão ensaiando;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • definir coreografia;
    • conquistar empatia do público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • selecionar música;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • respeitar ética profissional;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar aparelhos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • criar maquiagem;
    • preparar a entrada do artista;
    • frequentar cursos de atualização;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer alongamento;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • motivar os alunos;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • dar entrevistas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar guarda roupa;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer aquecimento;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • transmitir ética circense;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar truques;
    • desmontar o aparelho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar tecnologias;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer concentração;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • misturar os números criando outros;
    • confeccionar o aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;


    Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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