Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ventríloquo

Um Ventríloquo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ventríloquo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • criar maquiagem;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • desmontar o aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • definir coreografia;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar truques;
    • trabalhar em equipe;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar materiais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • preparar a entrada do artista;
    • definir equipamentos de segurança;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • conquistar empatia do público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer concentração;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • selecionar música;
    • desenvolver disciplina;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • dar entrevistas;
    • motivar os alunos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar tecnologias;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • confeccionar o aparelho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer aquecimento;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • montar o aparelho;
    • transmitir ética circense;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • misturar os números criando outros;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • fazer alongamento;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • demonstrar determinação para aprender;


    Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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