Salário para o cargo de Mágico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Mágico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Mágico

Um Mágico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.159,21 e R$ 2.419,66, com a média salarial de R$ 1.358,38 e o salário mediana em R$ 1.226,29 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mágico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,38 16.300,53 339,59 6,21
1º Quartil 1.159,21 13.910,50 289,80 5,30
Salário Mediana 1.226,29 14.715,48 306,57 5,61
3º Quartil 1.845,33 22.144,02 461,33 8,44
Teto Salarial 2.419,66 29.035,90 604,91 11,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.162 - 1.617 1.227,22 1.161,94 1.226,20 1.334,62 1.616,54
Rio de Janeiro - RJ 1.201 - 2.141 1.408,50 1.201,41 1.304,44 1.767,93 2.141,36
Nova Iguaçu - RJ 1.300 - 2.635 1.711,25 1.300,00 1.693,59 2.175,46 2.634,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.163 - 2.012 1.310,95 1.163,18 1.226,20 1.661,46 2.012,41
Rio de Janeiro 1.214 - 2.357 1.477,31 1.213,93 1.309,61 1.945,85 2.356,87


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mágico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • confeccionar o aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adquirir técnicas para cair;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • trabalhar em equipe;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • criar maquiagem;
    • definir coreografia;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar aparelhos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • dar entrevistas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • montar o aparelho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • conquistar empatia do público;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar ética profissional;
    • motivar os alunos;
    • fazer concentração;
    • selecionar música;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver disciplina;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • transmitir ética circense;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar tecnologias;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • fazer alongamento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar guarda roupa;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;


    Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de produtos de limpeza e polimento
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Fabricação de preparações farmacêuticas
    • Fabricação de sabões e detergentes sintéticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: