Salário para o cargo de Mágico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Mágico - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mágico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • conquistar empatia do público;
  • desenvolver disciplina;
  • pesquisar truques;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • respeitar relações de trabalho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • pesquisar materiais;
  • selecionar música;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • preparar a entrada do artista;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • adquirir técnicas para cair;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • frequentar cursos de atualização;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • misturar os números criando outros;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • fazer concentração;
  • motivar os alunos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar tecnologias;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • fazer alongamento;
  • definir coreografia;
  • respeitar ética profissional;
  • criar maquiagem;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • confeccionar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • montar o aparelho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • dar entrevistas;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • criar guarda roupa;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • fazer aquecimento;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • desmontar o aparelho;


Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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