Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Globista

Um Globista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Globista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar materiais;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer concentração;
    • montar o aparelho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • definir coreografia;
    • definir equipamentos de segurança;
    • dar entrevistas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • conquistar empatia do público;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adquirir técnicas para cair;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar relações de trabalho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer alongamento;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • desenvolver disciplina;
    • criar maquiagem;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • preparar a entrada do artista;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • respeitar ética profissional;
    • motivar os alunos;
    • desmontar o aparelho;
    • selecionar música;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • criar guarda roupa;
    • fazer aquecimento;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;


    Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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