Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Globista

Um Globista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Globista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • adquirir técnicas para cair;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • selecionar música;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer concentração;
    • misturar os números criando outros;
    • criar maquiagem;
    • preparar a entrada do artista;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir equipamentos de segurança;
    • frequentar cursos de atualização;
    • fazer aquecimento;
    • dar entrevistas;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • definir coreografia;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar tecnologias;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desmontar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • conquistar empatia do público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar materiais;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar truques;
    • transmitir ética circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver disciplina;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • respeitar ética profissional;
    • montar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);


    Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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