Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Globista

Um Globista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Globista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • confeccionar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • conquistar empatia do público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • desmontar o aparelho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • selecionar música;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar aparelhos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar movimentos corporais;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar ética profissional;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • preparar a entrada do artista;
    • adquirir técnicas para cair;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • dar entrevistas;
    • fazer alongamento;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar materiais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • motivar os alunos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar guarda roupa;
    • criar maquiagem;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • definir coreografia;
    • transmitir ética circense;
    • misturar os números criando outros;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer concentração;
    • trabalhar em equipe;
    • sincronizar luz e som com a representação;


    Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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