Salário para o cargo de Deslocador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Deslocador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Deslocador

Um Deslocador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.600,00 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Deslocador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.600,00 19.200,00 400,00 7,27
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Deslocador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar truques;
    • frequentar cursos de atualização;
    • definir coreografia;
    • trabalhar em equipe;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • fazer concentração;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver disciplina;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar tecnologias;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • montar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar aparelhos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir equipamentos de segurança;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • dar entrevistas;
    • conquistar empatia do público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • criar maquiagem;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • respeitar ética profissional;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • selecionar música;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • respeitar relações de trabalho;
    • confeccionar o aparelho;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • criar guarda roupa;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • misturar os números criando outros;
    • desmontar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar materiais;
    • preparar a entrada do artista;


    Setores que mais contratam Deslocador no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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