Salário para o cargo de Deslocador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Deslocador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Deslocador

Um Deslocador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.600,00 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Deslocador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.600,00 19.200,00 400,00 7,27
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Deslocador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • misturar os números criando outros;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • confeccionar o aparelho;
    • preparar a entrada do artista;
    • definir equipamentos de segurança;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar materiais;
    • transmitir ética circense;
    • criar guarda roupa;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar tecnologias;
    • adquirir técnicas para cair;
    • motivar os alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • fazer alongamento;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • montar o aparelho;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar aparelhos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar relações de trabalho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • respeitar ética profissional;
    • selecionar música;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • definir coreografia;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • dar entrevistas;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • conquistar empatia do público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;


    Setores que mais contratam Deslocador no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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