Salário para o cargo de Deslocador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Deslocador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Deslocador

Um Deslocador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.649,65 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Deslocador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.649,65 19.795,74 412,41 7,50
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Deslocador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar tecnologias;
    • preparar a entrada do artista;
    • definir coreografia;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • dar entrevistas;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • definir equipamentos de segurança;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar guarda roupa;
    • confeccionar o aparelho;
    • trabalhar em equipe;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • adquirir técnicas para cair;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar relações de trabalho;
    • transmitir ética circense;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar truques;
    • desmontar o aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • fazer aquecimento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • montar o aparelho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar aparelhos;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • fazer concentração;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • desenvolver disciplina;
    • selecionar música;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • motivar os alunos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • misturar os números criando outros;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);


    Setores que mais contratam Deslocador no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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