Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • definir coreografia;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • preparar a entrada do artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • fazer aquecimento;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desmontar o aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • conquistar empatia do público;
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • transmitir ética circense;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • confeccionar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • respeitar ética profissional;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • criar maquiagem;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer alongamento;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • criar guarda roupa;
    • misturar os números criando outros;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar materiais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar tecnologias;
    • definir equipamentos de segurança;
    • selecionar música;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • dar entrevistas;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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