Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
Atividades
- montar o aparelho;
- selecionar música;
- desenvolver disciplina;
- perceber as habilidades dos alunos;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar tecnologias;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- fazer concentração;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- fazer aquecimento;
- divulgar o espetáculo ou número;
- criar maquiagem;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- misturar os números criando outros;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- definir equipamentos de segurança;
- motivar os alunos;
- fazer alongamento;
- transmitir ética circense;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- definir coreografia;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- respeitar ética profissional;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- frequentar cursos de atualização;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- sincronizar luz e som com a representação;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- conquistar empatia do público;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- adquirir técnicas para cair;
- pesquisar truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- errar truques para valorização do trabalho;
- respeitar relações de trabalho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- trabalhar em equipe;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- providenciar material impresso para divulgação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- preparar a entrada do artista;
- aprender a profissão ensaiando;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- criar guarda roupa;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar materiais;
- confeccionar o aparelho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- dar entrevistas;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares