Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • misturar os números criando outros;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • confeccionar o aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • definir equipamentos de segurança;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • conquistar empatia do público;
    • selecionar música;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar tecnologias;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • criar guarda roupa;
    • motivar os alunos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • definir coreografia;
    • pesquisar aparelhos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • preparar a entrada do artista;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • montar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • trabalhar em equipe;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • criar maquiagem;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • dar entrevistas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • fazer alongamento;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar truques;
    • pesquisar materiais;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • fazer aquecimento;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar ética profissional;
    • fazer concentração;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • transmitir ética circense;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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