Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;

  • Atividades

    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar materiais;
    • misturar os números criando outros;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • pesquisar tecnologias;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • conquistar empatia do público;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desenvolver disciplina;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar aparelhos;
    • criar guarda roupa;
    • preparar a entrada do artista;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • motivar os alunos;
    • montar o aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • respeitar ética profissional;
    • fazer concentração;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • confeccionar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • selecionar música;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • fazer aquecimento;
    • definir coreografia;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar truques;
    • transmitir ética circense;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • dar entrevistas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • desmontar o aparelho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • criar maquiagem;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: