Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • selecionar música;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • confeccionar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • criar maquiagem;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desenvolver disciplina;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • preparar a entrada do artista;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • dar entrevistas;
    • fazer alongamento;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar truques;
    • fazer aquecimento;
    • desmontar o aparelho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • trabalhar em equipe;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • definir equipamentos de segurança;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • motivar os alunos;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • montar o aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • respeitar relações de trabalho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • fazer concentração;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • definir coreografia;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • transmitir ética circense;
    • intercambiar informações com escolas de circo;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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