Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Atirador de facas

Um Atirador de facas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atirador de facas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer alongamento;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • definir coreografia;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • respeitar ética profissional;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • misturar os números criando outros;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • adquirir técnicas para cair;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • confeccionar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar tecnologias;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • fazer concentração;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar relações de trabalho;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • conquistar empatia do público;
    • criar maquiagem;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • transmitir ética circense;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • pesquisar truques;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • desenvolver disciplina;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir equipamentos de segurança;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • selecionar música;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar aparelhos;
    • montar o aparelho;
    • trabalhar em equipe;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • preparar a entrada do artista;
    • dar entrevistas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;


    Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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