Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Atirador de facas

Um Atirador de facas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atirador de facas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • montar o aparelho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • conquistar empatia do público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • preparar a entrada do artista;
    • criar guarda roupa;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar materiais;
    • desmontar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer concentração;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • definir coreografia;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar relações de trabalho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar tecnologias;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar aparelhos;
    • selecionar música;
    • transmitir ética circense;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • dar entrevistas;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer aquecimento;
    • misturar os números criando outros;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • confeccionar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • frequentar cursos de atualização;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar maquiagem;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer alongamento;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • trabalhar em equipe;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar truques;


    Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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