Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Atirador de facas

Um Atirador de facas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atirador de facas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • fazer aquecimento;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer concentração;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar truques;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • dar entrevistas;
    • preparar a entrada do artista;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • motivar os alunos;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • trabalhar em equipe;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • fazer alongamento;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • transmitir ética circense;
    • selecionar música;
    • desmontar o aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • respeitar ética profissional;
    • criar guarda roupa;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • definir equipamentos de segurança;
    • conquistar empatia do público;
    • misturar os números criando outros;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • desenvolver disciplina;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • definir coreografia;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;


    Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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