Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;

Atividades

  • errar truques para valorização do trabalho;
  • montar o aparelho;
  • respeitar ética profissional;
  • criar guarda roupa;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • conquistar empatia do público;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • desmontar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • desenvolver disciplina;
  • fazer aquecimento;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • trabalhar em equipe;
  • criar maquiagem;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • selecionar música;
  • misturar os números criando outros;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • adquirir técnicas para cair;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar aparelhos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • fazer concentração;
  • pesquisar tecnologias;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • frequentar cursos de atualização;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • transmitir ética circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • definir equipamentos de segurança;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar materiais;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • confeccionar o aparelho;
  • fazer alongamento;
  • preparar a entrada do artista;
  • dar entrevistas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • respeitar relações de trabalho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • definir coreografia;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar truques;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • demonstrar determinação para aprender;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);


Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Aquarelista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Aquarelista